LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Prefeitura expande a conexão de internet nas escolas municipais

Estudantes das escolas municipais de Montes Claros estão contando com um potente aliado para reforçar o acesso à informação e ao conhecimento: a internet.

Estudantes das escolas municipais de Montes Claros estão contando com um potente aliado para reforçar o acesso à informação e ao conhecimento: a internet. E, com o Programa de Investimento no Cidadão (PIC), lançando no mês passado, a Prefeitura de Montes Claros vai ampliar ainda mais a conectividade nas unidades de ensino. De acordo com a secretária municipal de Educação, Rejane Veloso, 99% das escolas da rede municipal de ensino possuem acesso à internet.

“E a conectividade vem sendo ampliada gradativamente nos últimos anos, refletindo diretamente na melhoria do índice de qualidade da educação do município, sendo, inclusive, apontada como destaque nacional pelo Ranking de Competitividade dos Municípios 2023, estudo realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP)”, ressalta.

Conforme a secretária, o PIC prevê a aquisição de 2 mil computadores, sendo 1,7 mil para uso dos alunos em laboratório e 300 para a área da administração escolar. “Também está em estudo a implantação de equipamento de robótica para os cursos do Ensino Integral”, completa.

EDUCAÇÃO CONECTADA

Em 2020, a Prefeitura de Montes Claros aderiu ao programa Educação Conectada do Governo Federal, viabilizado com recursos do programa Dinheiro Direto na Escola, administrados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e repassados diretamente às unidades escolares. “O município fez a indicação das unidades e, após a aprovação do FNDE, as instituições escolhidas realizaram o chamado Plano de Aplicação Financeira, que reúne informações sobre onde o dinheiro será aplicado”, explica a secretária.

Impulsionadas pelo programa, as unidades de ensino do município puderam ampliar sua infraestrutura tecnológica para distribuição do sinal, contratar serviços de conexão de internet e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais, possibilitando aos alunos o amplo acesso à rede mundial de computadores.

Desde então, as escolas municipais passaram a contar com roteadores de alta capacidade, possibilitando a conectividade em praticamente todos os espaços viáveis, e adquiriram equipamentos de gerenciamento para criar uma rede específica para uso da comunidade escolar, melhorando o desempenho e ampliando a segurança. As escolas que assim optaram também puderam aderir a um novo link de internet exclusivo, garantindo melhor qualidade na conexão para utilização nas aulas, ficando o link já existente mais livre para o uso administrativo. Para garantir o pleno desempenho dos novos dispositivos adquiridos através do programa, a Prefeitura de Montes Claros, utilizando recursos do próprio município, ampliou em 900% a conexão de internet das escolas, que atualmente possuem 200 MB de velocidade para uso interno. Anteriormente, eram apenas 20 MB. Também foram adquiridos 21 mil tablets educacionais para os alunos do Ensino Fundamental.

Rejane Veloso destaca, no entanto, que ainda existem desafios a serem superados para garantir que todas as unidades tenham acesso a recursos tecnológicos de qualidade. “Nas escolas de pequeno porte, localizadas na área rural, e nas unidades inauguradas recentemente, já foi iniciado estudo técnico de viabilidade e a expectativa é de que até o final do ano letivo 2023 todas as unidades estejam plenamente conectadas”, anuncia a secretária.

Rejane destaca que o investimento em tecnologia não se limita apenas à aquisição de dispositivos e acesso à internet, mas também inclui o treinamento adequado para educadores e equipes de suporte técnico.

“À medida que avançamos, buscamos manter o equilíbrio entre a tecnologia e as abordagens de ensino, para que possamos colher os benefícios completos dessa transformação educacional. E todo esse trabalho tem sido conduzido com muito zelo pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Secretaria, que é o setor responsável por planejar toda a expansão tecnológica nas escolas, criando ambientes educacionais tecnologicamente equipados e sustentáveis, melhorando os resultados sob todas as perspectivas”, avalia.

Prefeitura expande a conexão de internet nas escolas municipais
ALUNOS usam a tecnlogocia para dinamizar o aprendizado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Estado melhora desempenho nas taxas de rendimento do Ideb
Estado melhora desempenho nas taxas de rendimento do Ideb
Prorrogadas até 28 inscrições para seleção de professor visitante de Informática
Prorrogadas até 28 inscrições para seleção de professor visitante de Informática
Colégio Sesc abre inscrições para o ano letivo
Colégio Sesc abre inscrições para o ano letivo
Prazo de inscrições com pedido de isenção de taxa termina na 6ª
Prazo de inscrições com pedido de isenção de taxa termina na 6ª
Unimontes sedia Congresso Internacional
Unimontes sedia Congresso Internacional
Unimontes promove acolhida a calouros do segundo semestre
Unimontes promove acolhida a calouros do segundo semestre
IFNMG abre 205 vagas em cursos técnicos gratuitos
IFNMG abre 205 vagas em cursos técnicos gratuitos
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Parceria apresenta programa de qualificação com cursos gratuitos
MPF defende constitucionalidade de bônus regional
Amams orienta secretário de educação de Botumirim
Inscrições para o Prouni abrem nesta terça-feira
Secretaria prorroga prazo para credenciamento de instituições
MEC cria programa de apoio a escolas públicas com aulas noturnas
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias