[views count="1" print="0"]

Feiras livres estão presentes em 614 municípios

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Geras (ALMG) promoveu audiência pública para debater a importância das feiras livres para o Estado, nessa quinta-feira (14), às 10 horas.

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Geras (ALMG) promoveu audiência pública para debater a importância das feiras livres para o Estado, nessa quinta-feira (14), às 10 horas. O evento também tratou de um convênio para a realização mensal da Feira da Agricultura Familiar, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da ALMG, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-MG).

MUNICÍPIO – Em Montes Claros, várias feiras livres são realizadas há anos aos domingos de manhã, terça e quinta-feira, como a dos Bairros Major Prates, Delfino Magalhães, São José, nas Praças Flamarion Wanderley/ tarde/noite, e da Igreja Rosa Mística, no Jardim São Luiz, na BR-135, Cabeceiras, Maracanã e será criada ainda neste ano – na região do Grande Independência.

A reunião foi solicitada pelo deputado Antônio Carlos Arantes, que destacou a comercialização como um dos grandes gargalos enfrentados, atualmente, pelos agricultores familiares. “Tivemos um aumento da produção de pequenos produtores rurais, mas o gargalo agora é fora da porteira, na venda. As feiras abrem esse espaço de comercialização. Elas trazem ainda um ganho para o consumidor, que vai encontrar produtos de qualidade, frescos e saudáveis”, destacou.

O diretor-presidente da Emater-MG Otávio Maia concorda que é importante abrir mercados para o agricultor familiar como as feiras livres. “Temos que discutir estratégias de venda da produção agrícola. As feiras livres são uma forma de explorar o grande potencial da agricultura familiar, mas a empresa tem atuado ainda em outras frentes como os mercados institucionais, principalmente o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE)), e estamos desenvolvendo uma plataforma (market place) para a comercialização online desses produtos”, ressaltou.

Durante a audiência, o diretor de Infraestrutura da Emater-MG Vitório Freitas apresentou um levantamento sobre as feiras livres, em Minas Gerais. Dos 853 municípios mineiros, 614 deles possuem feiras como a da Praça central do município de Monte Azul, todas as sextas-feiras à noite. A maior parte das feiras é realizada uma vez por semana (73,49%) e os produtos hortifruti são os mais ofertados. “72,7% dos feirantes comercializam produtos in natura.

Já os produtos processados, que são os que geram maior ganho agregado para o produtor, são comercializados por apenas 27,22% dos feirantes. Nesse ponto, pretendemos trabalhar para incentivar o processamento, gerando mais emprego e renda para o produtor”, argumenta Vitório.

Para a audiência, foram chamados integrantes da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), além de representantes de associações e sindicatos ligadas à agricultura e aos trabalhadores do setor e de projetos ligados à gastronomia. “A gourmetização da feira livre também tem se revelado uma forma de atrair novos públicos e ampliar os resultados para o feirante”, disse o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Seapa, Gilson Sales.

Nessa quinta-feira (14), foi realizada ao longo de todo o dia a edição de setembro da Feira da Agricultura Familiar da ALMG, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira. Nela, são comercializados cafés, queijos, doces, geleias, hortaliças, artesanatos e outros itens da agricultura familiar, de diversos municípios mineiros.

Feiras livres estão presentes em 614 municípios
Diagnóstico da Emater-MG revela a importância da agricultura familiar nas feirinhas do Norte de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Passageiros ficam feridos após veículo passar por quebra-molas
Passageiros ficam feridos após veículo passar por quebra-molas
Nariz vence o sexto Torneio de Purrinha do Bar Casa de Gegê
Nariz vence o sexto Torneio de Purrinha do Bar Casa de Gegê
PM salva bebê engasgado com leite em Serranópolis de Minas
PM salva bebê engasgado com leite em Serranópolis de Minas
Endividamento de famílias chega a 77,4%
Endividamento de famílias chega a 77,4%
Menino de 5 anos morre afogado em um tanque
Menino de 5 anos morre afogado em um tanque
Confraria Amigos da Bola mata saudades com reprise de filme
Confraria Amigos da Bola mata saudades com reprise de filme
Município registra calor de 39ºC e umidade do ar pode cair para 10%
Município registra calor de 39ºC e umidade do ar pode cair para 10%
Vereador e moradores celebram chegada do asfalto ao Vera Cruz
Vereador e moradores celebram chegada do asfalto ao Vera Cruz
No data was found
BANNER 2
Escola supera marca de quase 700 mil certificações
Jovem preso com drogas em Janaúba
PC conclui inquérito sobre desvio de verbas públicas
Acusado de matar jovem no dia do aniversário pega 16 anos de prisão
Jovem baleado pula muro de casa e é socorrido por populares