O jornalista, advogado e escritor norte-mineiro Itamaury Telles de Oliveira e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC), jornalista Itamaury Telles recebeu a Medalha Comemorativa do Centenário de Luz -MG, outorgada pela Câmara Municipal, na noite de segunda-feira (4).
Itamaury Telles é mineiro de Porteirinha e colaborador do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, mora em Montes Claros e Belo Horizonte. É jornalista profissional, tendo iniciado sua carreira aos 16 anos, como repórter de “O Jornal de Montes Claros”. Dois anos depois, foi para o “Diário”, onde assinou a coluna “Vida Estudantil”. Nessa época, participou da fundação da Academia Juvenil de Letras do Norte de Minas e de jornais estudantis. Editou, por mais de dois anos, “house organ” no SESC, em Montes Claros, e fundou e dirigiu o jornal O BREJO, em Francisco Sá.
É Administrador, pela Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, e Advogado, pela Faculdade de Direito Milton Campos, onde bacharelou-se em 2001, tendo sido o orador da turma. Possui diversos cursos de pós-graduação, inclusive de Mestrado em Administração, pela UFMG, onde defendeu tese em 2004.
Foi agraciado com prêmio internacional, pela elaboração do melhor Plano de Negócios (“Outstanding Business Plan”), no Moot Corp Latin American, competição realizada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, em março de 2003.
Em 2004, participou de curso de verão sobre a economia da União Européia, na Universidade de Schmalkalden, na Alemanha, onde proferiu palestra sobre o Mercosul.
Como professor universitário e de cursos de pós-graduação (gerência de serviços, gerência de produtos e gerência de comunicação de marketing), lecionou nas Universidades Estadual de Montes Claros, Federal de Minas Gerais e Federal de Juiz de Fora, dentre outras.
Foi instrutor, por mais de uma década, em cursos de formação e de desenvolvimento gerencial no Banco do Brasil, em centros de treinamento nas diversas capitais brasileiras.
Durante 27 anos, trabalhou no Banco do Brasil – onde aposentouse, em 2001 -, tendo ocupado cargos de assessoria superior, na Direção Geral, em Brasília (DF), e de gerência geral em agências mineiras (Montes Claros e Belo Horizonte).
Durante os últimos 7 anos, atuou como conselheiro fiscal e de administração em empresas de capital aberto, em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Ocupa a cadeira no. 4 da Academia Montes-clarense de Letras, a no. 84, do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (onde foi presidente, além de ser sócio honorário da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco – Aclecia, presidida pelo escritor e advogado Petrônio Braz.