[views count="1" print="0"]

NM aprova 22 serviços de saúde auditiva e ocular para estudantes

Vinte e dois serviços de saúde auditiva e ocular de municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros formalizaram o interesse de atuar na implementação do Programa Miguilim, voltado para atender demandas de público estimado de 19,5 mil alunos da educação básica, matriculados em escolas públicas do Norte de Minas.

Vinte e dois serviços de saúde auditiva e ocular de municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros formalizaram o interesse de atuar na implementação do Programa Miguilim, voltado para atender demandas de público estimado de 19,5 mil alunos da educação básica, matriculados em escolas públicas do Norte de Minas. O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em ação conjunta com a Secretaria de Estado da Educação e participação dos serviços de atenção primária e especializada à saúde dos municípios.

A implementação do Programa foi aprovada dia 25 de julho pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIBSUS), por meio da Deliberação 4.284. Em todo o Estado o investimento previsto é superior a R$ 31,5 milhões. No segmento da saúde ocular, a partir de outubro há previsão de que seja feita a triagem de mais de 3,8 milhões de estudantes; a realização de 114.109 consultas oftalmológicas e a concessão de 34.233 óculos. Já no segmento da saúde auditiva, a previsão é de que 82.727 crianças sejam encaminhadas a especialista em otorrinolaringologia e sejam realizadas 24.815 consultas.

O nome do programa foi inspirado no personagem do livro “Manuelzão e Miguilim”, publicado em 1959 pelo escritor mineiro Guimarães Rosa. Ele é um garoto do sertão e não entende o universo dos adultos. Um dia, ganha uns óculos e começa a enxergar o mundo de uma forma diferente e a descrever tudo de maneira intensa, cheia de impressões que desconhecia.

NORTE DE MINAS

A participação de 22 serviços de saúde do Norte de Minas no Programa Miguilim foi aprovada no dia 1º de setembro em reunião da CIBSUS, em Montes Claros. Coordenador de atenção à saúde da SRS, João Alves Pereira explica que para o atendimento de demandas de saúde auditiva de estudantes de 54 municípios foram aprovados oito serviços nos municípios das microrregiões de Bocaiúva, Coração de Jesus, Francisco Sá, Janaúba, Monte Azul, Montes Claros, Salinas e Taiobeiras.

Já demandas de saúde ocular, 22 municípios aderiram ao programa Miguilim: Bocaiúva; Engenheiro Navarro; Francisco Dumont; Guaraciama; Joaquim Felício; Olhos D´Água; Coração de Jesus; Francisco Sá; Capitão Enéas; Janaúba; Pai Pedro; Serranópolis de Minas; Monte Azul; Montes Claros; Mirabela; Itacambira; Salinas; Novorizonte; Rubelita; Taiobeiras; Rio Pardo de Minas e São João do Paraíso.

“Após a aprovação dos serviços na reunião da CIB-SUS em Montes Claros, a proposta será submetida a homologação em reunião da CIB-SUS estadual em outubro. Posteriormente, a SES-MG publicará resolução com a relação das instituições que executarão as ações do Programa Miguilim”, observa João Alves.

NM aprova 22 serviços de saúde auditiva e ocular para estudantes
REUNIÃO da CIB-SUS realizada em Montes Claros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Projeto defende mais apoio às famílias
Projeto defende mais apoio às famílias
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Casos de dengue aumentam 96,52%
Casos de dengue aumentam 96,52%
Escolas realizam ações de combate à dengue
Escolas realizam ações de combate à dengue
Dados do CCZ apontam que foram capturados 27 morcegos portadores do vírus da raiva
Assembleia espera sensibilizar a população sobre Doenças Raras
Casos de dengue disparam e CCZ fará outro mutirão neste sábado
Projeto prevê obrigatoriedade de mamógrafo em municípios
Proposta cria programa para monitorar saúde e prevenir doença em idosos
Secretário e coordenador de Saúde explicam que município passa por momento atípicos de casos
Minas Gerais abre inscrições para curso de Trabalho e Saúde Mental
Publicados avisos de licitação para construção de duas UPAs
BANNER 2
Escola supera marca de quase 700 mil certificações
Jovem preso com drogas em Janaúba
PC conclui inquérito sobre desvio de verbas públicas
Acusado de matar jovem no dia do aniversário pega 16 anos de prisão
Jovem baleado pula muro de casa e é socorrido por populares