O Hospital Aroldo Tourinho (HAT) promoveu nessa terça-feira, (7/11), a entrega de certificados para os participantes do primeiro ciclo do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, oferecido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI, do Ministério da Saúde (MS).
A solenidade, presidida pelo professor Paulo César Gonçalves de Almeida, teve a participação de diretores, gerentes e colaboradores das diversas áreas da instituição envolvidas na implementação do projeto.
A diretora de Qualidade e Inovação do HAT, enfermeira Zilá Aparecida Soares Pereira, destacou que “o primeiro ciclo foi muito importante, pois desenvolveu toda uma cultura entre os nossos gestores, e este evento não apenas comemora o término desta etapa inicial, mas também marca o início de um caminho contínuo de aprimoramento e desenvolvimento, impulsionando o compromisso do hospital em oferecer o melhor atendimento e cuidado à comunidade”.
Para a superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, “esse esforço conjunto e parceria entre instituições é um exemplo brilhante de como a colaboração e a troca de conhecimento podem resultar em avanços significativos no setor da saúde, beneficiando a todos”.
A superintendente avaliou com otimismo os resultados deste primeiro ciclo: “tivemos bons frutos, alinhamos nossa assistência, nossos processos, definimos algumas condutas com a experiência de quem é referência no Brasil e na América Latina, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Agradecemos ao Ministério da Saúde por nos ter proporcionado esse momento de aprendizado e parceria”.
“Agradecemos também aos participantes que estiveram envolvidos ativamente no programa. A certificação representa não apenas a finalização bem- -sucedida do ciclo, mas também o compromisso de cada um em poder ofertar atendimento de excelência em serviços de saúde”, ressaltou Ana Paula. Ela acrescenta: “esse programa busca aprimorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade, além de contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde”.
O presidente do Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, também destacou a importância da parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a relevância do PROADI e os avanços alcançados com o programa.
O presidente expressou gratidão a todos os profissionais envolvidos, enaltecendo o empenho e a dedicação de cada um para alcançar os objetivos propostos.
“O programa além de aprimorar os processos internos do hospital, promove a disseminação de práticas e conhecimentos que elevam o padrão de serviço de cada participante no atendimento e assistência oferecida à população”.
“Participamos de um programa que nos deu a oportunidade de avançar. Mais do que avançar no hospital, nos deu a chance de avançar em nós mesmos, de ter um crescimento profissional. O maior beneficiário não será o Hospital Aroldo Tourinho e sim quem conseguiu entender e absorver a importância desse programa para crescimento pessoal”, assinalou o presidente do HAT.