Embrião do Sistema Único de Saúde (SUS), o Projeto Montes Claros chegará às mãos do público em forma de livro, que será lançado na cidade-mãe do Norte de Minas, nesta quinta-feira (9/11), às 19h30. Autor da obra “SUS – Conquista do Povo Brasileiro – Narrativa de Um Sujeito em Ação”, o exministro da Saúde e ex-deputado José Saraiva Felipe escolheu o Centro Cultural Hermes de Paula (CCHP) para o lançamento do seu livro, argumentando que, para apresentar ao público a história do nascimento do maior sistema de saúde pública do mundo, nada melhor do que um local público para isso.
Ao final da reunião ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, na manhã de terça-feira (7/11), o sanitarista se reuniu com os vereadores para convidá-los, pessoalmente, para o lançamento do livro. Fez uma síntese de sua obra e recordou alguns fatos dos tempos em que era ministro da Saúde e viajava para o exterior. Segundo Saraiva Felipe, os estrangeiros tinham curiosidade em saber três coisas: sobre a eficiência do programa de vacinação brasileiro, como o País conseguiu controlar a pandemia da AIDS e sobre o SUS, maior sistema de saúde pública do mundo.
No rápido bate-papo com os vereadores, Saraiva Felipe também informou que a Unimed teria adquirido 500 exemplares do livro para dar para os seus médicos conhecerem melhor o SUS. Disse que muitos profissionais em todo o Brasil trabalham pelo SUS, mas poucos conhecem a história do sistema, que poderão conhecer mais profundamente agora com o lançamento do seu livro. O Projeto Montes Claros foi implantado na cidade em 1973, com ativa participação de Saraiva Felipe, que era diretor Regional de Saúde de Montes Claros.