[views count="1" print="0"]

Fundação Sara realiza Festa dos Curados na cidade nesta quarta

A jornada do tratamento de câncer é repleta de desafios. Por isso, cada fase vencida merece ser celebrada.

A jornada do tratamento de câncer é repleta de desafios. Por isso, cada fase vencida merece ser celebrada. É com esse sentimento que a Fundação Sara realizará, nesta quarta-feira (22/11), a segunda edição da “Celebração de Cura dos Assistidos da Fundação Sara”. A primeira foi realizada em 2013. A expectativa é receber cerca de 250 convidados, incluindo curados, acompanhantes, dirigentes da instituição, médicos e outros profissionais envolvidos nessa desafiadora jornada.

Os curados são de diferentes municípios do Norte de Minas e até do Sul da Bahia, visto que a instituição tem sede em Montes Claros e acolhe pacientes de toda a região. “Meu coração transborda de alegria e gratidão a Deus pelas curas dos assistidos da Fundação Sara. Celebramos a vida, a graça, o amor de Deus na vida deles e das suas famílias. Tem coisa melhor para se celebrar? Eles são guerreiros vitoriosos”, destaca Marlene Cavalcanti, mãe de Sara e fundadora da instituição.

A Festa dos Curados é mais do que uma celebração; é um tributo à resiliência, à determinação das crianças e adolescentes que enfrentaram o câncer e emergiram vitoriosos. Além disso, o evento marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), celebrado oficialmente no dia 23 de novembro. O evento acontecerá na Chácara Bugarin, localizada na Rua Jair Renalty Castro, 442, Bairro dos Mangues, em Montes Claros, às 19h. Para a realização da celebração, a Fundação Sara está contando com o apoio de inúmeros parceiros de diferentes segmentos.

SIGNIFICADO DA CURA – A importância de celebrar as vidas transformadas pela cura do câncer é imensurável. Cada história é um testemunho de perseverança, apoio mútuo e avanços na ciência. A Festa dos Curados busca destacar a vitalidade do processo de cura e reconhecer o papel indispensável dos familiares, da medicina, da comunidade e do apoio emocional na jornada do tratamento.

A psicóloga da Fundação Sara, Débora Aguiar, acredita que o conceito de cura é muito amplo e pode ser pensado não só como a cura física, mas também emocional e espiritual. “É muito importante compreender qual significado que a cura tem para quem está em tratamento e, a partir daí, intervir, fortalecer e oferecer melhores condições de enfrentamento à doença”, comenta.

Para o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, a cura não se resume apenas à remissão da doença, mas também à preservação daquilo que alimenta a alma de cada criança: seus sonhos. “Precisamos assegurar que cada passo rumo à saúde seja firme em direção a um futuro repleto de realizações, pois sabemos que quando as crianças falam de seus sonhos, estão clamando por vida, por oportunidades, por um futuro de luz e conquistas”.

AMPARO – A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, em Montes Claros, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias da região com crianças e adolescentes com câncer. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu. Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força.

A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. Em 25 anos de atuação, já são mais de 1.500 famílias amparadas.

Em 2018, 2020 e 2022 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Em 2022, a instituição foi contemplada com o Prêmio Integridade pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, comprovando sua atuação com boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade em Minas Gerais.

Para proporcionar mais chances de cura para crianças e adolescentes, a Fundação Sara está construindo em Montes claros o Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o primeiro do Norte de Minas exclusivo para crianças e adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Projeto defende mais apoio às famílias
Projeto defende mais apoio às famílias
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Casos de dengue aumentam 96,52%
Casos de dengue aumentam 96,52%
Escolas realizam ações de combate à dengue
Escolas realizam ações de combate à dengue
Dados do CCZ apontam que foram capturados 27 morcegos portadores do vírus da raiva
Assembleia espera sensibilizar a população sobre Doenças Raras
Casos de dengue disparam e CCZ fará outro mutirão neste sábado
Projeto prevê obrigatoriedade de mamógrafo em municípios
Proposta cria programa para monitorar saúde e prevenir doença em idosos
Secretário e coordenador de Saúde explicam que município passa por momento atípicos de casos
Minas Gerais abre inscrições para curso de Trabalho e Saúde Mental
Publicados avisos de licitação para construção de duas UPAs
BANNER 2
Escola supera marca de quase 700 mil certificações
Jovem preso com drogas em Janaúba
PC conclui inquérito sobre desvio de verbas públicas
Acusado de matar jovem no dia do aniversário pega 16 anos de prisão
Jovem baleado pula muro de casa e é socorrido por populares