Montes Claros e o Norte de Minas contam com uma das mais bem conceituadas instituições de ensino superior do País na área da Odontologia. A FCO alcançou os conceitos máximos no processo de recredenciamento e de reconhecimento de curso junto ao Ministério da Educação (MEC). A nota 5 conquistada em cada uma destas avaliações evidencia a máxima excelência em ensino, e como as Faculdades de Ciências Odontológicas cumprem o seu propósito de vanguarda, com um projeto político pedagógico inovador e alinhado ao mercado de trabalho e aos novos conceitos acadêmicos.
Com o conceito máximo conquistado nestas duas avaliações, a FCO poderá ampliar de 80 para 120 entradas a oferta de vagas em cada um dos vestibulares tradicionais, realizados em janeiro e julho. Atualmente, a instituição conta com 358 alunos regularmente matriculados.
A FCO zela por uma gestão integrada entre o conselho consultivo, superintendência geral, direção acadêmica, coordenação de curso e coordenadorias de pós-graduação, de pesquisa e extensão, de estágios e projetos acadêmicos, de laboratórios e clínicas, além das coordenadorias de apoio discente e docente e de relações institucionais.
Soma-se à inovação do projeto pedagógico da FCO, a oferta de uma infraestrutura de clínicas, laboratórios e salas de aula moderna e conceitual, com espaços criativos (“makerspaces”) e um corpo docente altamente qualificado.
ÚNICA NO NORTE DE MINAS – “A FCO é a única instituição do Norte de Minas a alcançar este conceito máximo. Um momento ímpar que comemoramos com os nossos alunos, professores e os parceiros administrativos com a FCO alcançando a certificação pelo MEC, assim como o conceito máximo na avaliação do nosso curso de Odontologia: nota cinco, de excelência máxima de ensino”, enaltece o presidente do Conselho Consultivo da FCO, Renann Murilo Oliveira Costa.
Além da formação acadêmica aplicada às metodologias ativas de ensino e da capacitação contínua como aprendizado permanente, os professores integram a FCO a partir de uma rigorosa seleção para a escolha do perfil pedagógico. Outra essencialidade está no relacionamento interpessoal e nas habilidades socioemocionais para formar dentistas bem-sucedidos na vida e na profissão.
Entre as referências fundamentais para conquistar estes conceitos estão na sintonia da FCO com todas as orientações preconizadas pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), e o rigoroso alinhamento às diretrizes de avaliação do MEC nos processos de recredenciamento e reconhecimento de curso.
O bem-estar dos alunos também é uma das essencialidades para a FCO. A instituição tem como compromisso a interação dos acadêmicos, que podem compartilhar numa disciplina específica denominada “Projeto de Vida” o que pensam e elaboram seus projetos pessoais. O diagnóstico contribui para as diretrizes do processo formativo.
MERCADO – Este diferencial está na qualidade do profissional diplomado pela FCO, que detém 90% como taxa de empregabilidade dos egressos, enquanto a média no Brasil é de 70%.
“O nosso objetivo é de ditar tendências, com propostas inovadoras já em andamento como o programa de Acompanhamento dos Egressos (FCO Plus). O mercado exige o aperfeiçoamento constante, acompanhando as inovações tecnológicas e metodológicas, e assim fomentamos as atualizações que exercício profissional exige”, destaca o diretor acadêmico da FCO, Geraldo Magela Pereira.
Neste aspecto, a FCO vai oferecer, a partir de 2024, uma série de cursos de pós-graduações Lato sensu e cursos de aperfeiçoamento.