Embaixador italiano visita a Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, do MDB, recebeu, nessa terça- -feira, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. Após visita ao Salão Nobre, o embaixador participou do debate sobre criação da Frente Parlamentar Minas-Itália, em audiência da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, no Auditório José Alencar.

Alessandro Cortese ressaltou a tradição de investimentos italianos em Minas e a importância do lançamento da frente parlamentar, tendo em vista que os deputados são responsáveis por representar os interesses da população mineira.

De acordo com o embaixador, há 32 milhões de descendentes de italianos no Brasil, sendo que mais de 2 milhões deles vivem em Minas Gerais. Seus conterrâneos estabeleceram raízes e criaram laços com o País, contribuindo para a formação da sociedade brasileira, destacou. A imigração italiana completa 150 anos em 2024.

Tadeu Martins Leite afirmou que a visita reforça os laços entre a Itália e Minas Gerais e lembrou o papel fundamental das empresas italianas no Estado. “O que pudermos fazer para reforçar esses laços históricos entre Minas e a Itália, nós vamos fazer.” Também participou da solenidade no Salão Nobre e da audiência pública a cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero. Ela abordou os valores compartilhados entre as sociedades mineira e italiana que resultaram nas sólidas relações entre o Estado e o país europeu.

FRENTE PARLAMENTAR – O objetivo da Frente Parlamentar Minas-Itália é a aproximação e a valorização da comunidade italiana estabelecida em Minas, assim como o intercâmbio de experiências no turismo, na gastronomia, na cultura e no desenvolvimento econômico.

Na audiência pública, o deputado Mauro Tramonte, do Republicanos, coordenador da frente parlamentar, destacou o legado da imigração italiana para o Estado, onde residem hoje cerca de 48 mil cidadãos da “Velha Bota”, em referência ao formato geográfico do país.

De 1874 a 1920, Minas recebeu aproximadamente 80 mil italianos, segundo o deputado. Ele salientou a influência desses europeus na cultura e na economia: Minas é o Estado que mais exporta para a Itália e o segundo maior importador. Entre as 110 empresas de matriz italiana no Estado, Mauro Tramonte citou a relevância de grupos como a Fiat, a Sada e a Ferrero.

Petterson Tonini, superintendente da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e Ana Corrêa, secretária-geral da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, comentaram a tradição gastronômica mineira e italiana e o grande potencial turístico que carregam.

Inspirado nas rotas de turismo gastronômico da Itália, o Estado impulsiona cada vez mais o “turismo de experiência”, modalidade que mais cresce no mundo, conforme o representante da Secult. A ideia é mobilizar a oferta de produtos turísticos focados nas riquezas de Minas, como seu patrimônio histórico e a maior produção de café do mundo.

Embaixador italiano visita a Assembleia
Presidente da AL, Tadeu Martins Leite e o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste