LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Embaixador italiano visita a Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, do MDB, recebeu, nessa terça- -feira, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese. Após visita ao Salão Nobre, o embaixador participou do debate sobre criação da Frente Parlamentar Minas-Itália, em audiência da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia, no Auditório José Alencar.

Alessandro Cortese ressaltou a tradição de investimentos italianos em Minas e a importância do lançamento da frente parlamentar, tendo em vista que os deputados são responsáveis por representar os interesses da população mineira.

De acordo com o embaixador, há 32 milhões de descendentes de italianos no Brasil, sendo que mais de 2 milhões deles vivem em Minas Gerais. Seus conterrâneos estabeleceram raízes e criaram laços com o País, contribuindo para a formação da sociedade brasileira, destacou. A imigração italiana completa 150 anos em 2024.

Tadeu Martins Leite afirmou que a visita reforça os laços entre a Itália e Minas Gerais e lembrou o papel fundamental das empresas italianas no Estado. “O que pudermos fazer para reforçar esses laços históricos entre Minas e a Itália, nós vamos fazer.” Também participou da solenidade no Salão Nobre e da audiência pública a cônsul-geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero. Ela abordou os valores compartilhados entre as sociedades mineira e italiana que resultaram nas sólidas relações entre o Estado e o país europeu.

FRENTE PARLAMENTAR – O objetivo da Frente Parlamentar Minas-Itália é a aproximação e a valorização da comunidade italiana estabelecida em Minas, assim como o intercâmbio de experiências no turismo, na gastronomia, na cultura e no desenvolvimento econômico.

Na audiência pública, o deputado Mauro Tramonte, do Republicanos, coordenador da frente parlamentar, destacou o legado da imigração italiana para o Estado, onde residem hoje cerca de 48 mil cidadãos da “Velha Bota”, em referência ao formato geográfico do país.

De 1874 a 1920, Minas recebeu aproximadamente 80 mil italianos, segundo o deputado. Ele salientou a influência desses europeus na cultura e na economia: Minas é o Estado que mais exporta para a Itália e o segundo maior importador. Entre as 110 empresas de matriz italiana no Estado, Mauro Tramonte citou a relevância de grupos como a Fiat, a Sada e a Ferrero.

Petterson Tonini, superintendente da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), e Ana Corrêa, secretária-geral da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, comentaram a tradição gastronômica mineira e italiana e o grande potencial turístico que carregam.

Inspirado nas rotas de turismo gastronômico da Itália, o Estado impulsiona cada vez mais o “turismo de experiência”, modalidade que mais cresce no mundo, conforme o representante da Secult. A ideia é mobilizar a oferta de produtos turísticos focados nas riquezas de Minas, como seu patrimônio histórico e a maior produção de café do mundo.

Embaixador italiano visita a Assembleia
Presidente da AL, Tadeu Martins Leite e o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Ruy Muniz defende campanha de alto nível e propositiva
Amams discute recursos da assistência social
Amams discute recursos da assistência social
Candidato a prefeito da região é o segundo mais rico de Minas
Candidato a prefeito da região é o segundo mais rico de Minas
PT critica a administração e defende campanha propositiva
PT critica a administração e defende campanha propositiva
PT faz opção pela chapa puro sangue
PT faz opção pela chapa puro sangue
OAB firma parceria com o MP para eleições
OAB firma parceria com o MP para eleições
Ruy Muniz anuncia médica como a nova candidata a vice-prefeita
Ruy Muniz anuncia médica como a nova candidata a vice-prefeita
PT vai anunciar o vice nesta quinta
PT vai anunciar o vice nesta quinta
CCJ pode votar mudança de prazos de inelegibilidade nesta quarta-feira
Minas Gerais tem mais de 72 mil candidatos
Juiz eleitoral diz que candidato a prefeito não cometeu crime
Transferência pode ser solicitada até o dia 22
Sudene reprograma FNE e Minas receberá R$ 2,54 bi
MPMG lança terceira fase do Programa Minas para Sempre
Ex-ministro do Turismo comemora a construção do Centro de Convenções
Sudene beneficia indústria da região
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias