LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Drama “Faça a coisa certa” encerra as sessões do Cinema Comentado

Drama racial consagrado pela crítica e pelo público, “Faça a Coisa Certa” é o último filme a ser exibido em 2023, no auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros

Drama racial consagrado pela crítica e pelo público, “Faça a Coisa Certa” é o último filme a ser exibido em 2023, no auditório do Centro de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (CCH/ Unimontes), fruto da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários (PPGL), o Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) e o Cinema Comentado Cineclube. A sessão será no próximo dia 29, às 19h, seguida de debate com o público sobre temas presentes na produção.

Em 1989, no “dia mais quente do ano”, a temperatura atinge graus de preconceito, revolta e contestação no Brooklyn – bairro tipicamente negro dos EUA. O ítalo-americano Salé, dono de uma pizzaria em BedfordStuyvesant; considerado um cara boa praça, decora o estabelecimento com fotografias de ídolos brancos e de origem italiana dos esportes e do cinema. É quando Buggin’ Out, o ativista local, reclama por não existirem negros na Parede da Fama. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem.

Sucesso arrebatador de público e crítica, “Faça a Coisa Certa” (Spike Lee, 1989), apresenta a diversidade de situações decorrentes da sinopse acima e traz um vigor de alta qualidade ao cinema estadunidense. De acordo com Erik Constantino, do site Cinéfilo em Série, “impressiona a segurança de Spike na direção, já que se trata de seu segundo longa-metragem da carreira. O cineasta abusa da criatividade utilizando ângulos de câmera diferenciados e valorizando a colorida fotografia, que ganha vida não apenas com a bela iluminação de cena, mas também nos figurinos do fim da década de 1990 e no vibrante design de produção. Soma-se a isso a trilha sonora em hip hop e temos uma identidade belamente criada por seu realizador”.

Com um elenco de nomes que ocupariam espaço de destaque no cinema e nos seriados – como Samuel L. Jackson, Martin Lawrence, Rosie Perez, John Turturro e Giancarlo Esposito, “Faça a Coisa Certa” permanece extremamente atual abordando perspectivas do racismo estrutural e oferecendo questionamentos importantes para debater o racismo numa profundidade bem contextualizada.

As sessões do Cinema Comentado Cineclube são gratuitas e se fundamentam na ideia de proporcionar uma experiência cinematográfica estética e reflexiva ao público. As conversas após a exibição permitem compartilhar opiniões e transmitir o conhecimento de forma abrangente e diversificada aos participantes.

Segundo a coordenadora do PPGL Unimontes, professora Andrea Martins, a escolha do filme “Faça a coisa certa” não foi aleatória, já que no último dia 20 de novembro foi celebrado o Dia da Consciência Negra. Ela adianta que a intenção é continuar com as sessões em 2024, sempre com filmes instigantes, em sessões abertas à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto têm extensa programação neste final de semana
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Festas de Agosto movimentam Montes Claros com seus ternos de folias
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Terceira Feira acontecerá em Diamantina no próximo mês
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
Grupo Surubim e os Pocomã se apresenta nas Festas de Agosto
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
III Cavalgada realizada em São Romão no final de semana
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
MovCEUs: 13 veículos já entregues em todo o país
Festas de Agosto começam nesta terça
Festas de Agosto começam nesta terça
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Museu Regional abre exposição “Ventos Ancestrais: Tecendo Histórias”
Projeto torna as Festas de Agosto patrimônio imaterial
Januária recebe o espetáculo gratuito ‘O amor possível’
Artesãos de Maria da Cruz já podem obter carteira gratuita
Secretaria promove Festival de Cinema a partir de quinta-feira
Campanha Vire Carranca mobiliza população da bacia do Velho Chico
MPMG lança concurso de cartuns ‘Educação, Justiça e Arte’ para alunos
Cimams realiza oficina sobre a Lei Aldir Blanc
Téo Azevedo recebe homenagem do IHGMC
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias