[views count="1" print="0"]

Serviço aéreo de saúde de Minas salva milhares de vidas

Serviço aeromédico de Minas Gerais realiza salvamento de vidas em todo o país

Dá para dizer que os investimentos em Saúde feitos pelo Governo de Minas voam alto. O Estado possui seis aeronaves (dois aviões e quatro helicópteros) em atividade no Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), que pode ser considerado um Samu com asas (e hélices). É mais uma forma de levar a saúde cada vez mais perto do cidadão, até mesmo voando. Minas Gerais é hoje, por meio do SAAV, o maior prestador de serviço a eromédico do Serviço Único de Saúde (SUS) do Brasil.

Em 2023, o Suporte Aéreo atendeu aproximadamente 1,3 mil pessoas, 2.350 horas de voo. Até o momento, em 2024, já foram mais de 880 atendimentos e quase 2 mil horas em viagens aéreas para suporte e atendimento à saúde dos mineiros e de pacientes de outros estados. Nesse final de semana, 29, uma das aeronaves Caravan da SES-MG, operada pelo SAAV, cumpriu mais uma missão: fazer o transporte de uma bebê de cinco meses de Fortaleza até São Paulo.

A criança, com diagnóstico de colestase, cirrose hepática e ascite refratária, necessita de transplante de fígado. Internada há 3 meses no Hospita Albert Sabin, em Fortaleza, a pequena terá sua avó materna, Juliana Araújo, como doadora, o que foi confirmado pelo exame de compatibilidade.

“Se for preciso doo tudo para levar ela para casa”, disse a avó, sem titubear. “Mas o doutor me disse que é só um pedacinho do meu fígado. Agora meu sonho é levar ela para casa e a mimar muito”, completou a avó com todo o carinho.

O transplante será realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O piloto do SAAV, capitão Ramos, destaca que todos da equipe – pilotos e a equipe médica do SAMU que acompanharam a transferência – se sentem muito gratificados levando o alento àquela pessoa que está com necessidade.

“Não importa a distância nós estaremos sempre imbuídos, passando por obstáculos, para atingir a nossa meta, que é ajudar o próximo”. No fim da viagem a avó e doadora, Juliana Araújo, agradeceu: “Eu estava com medo, nunca tinha andado de avião, mas deu tudo certo. O Brasil precisa de mais gente assim, que ajuda. Que na cirurgia dê tudo certo!”, exclamou a avó, esperançosa.

ATENDIMENTOS COMPLEXOS – O SAAV conta com aeronaves modernas e equipadas para atendimentos complexos de vítimas de acidentes, resgates em áreas remotas, além de apoio logístico em emergências e catástrofes. As aeronaves são como uma UTI aérea, e os profissionais que atuam no SAAV são capacitados para atender a qualquer emergência.

As atividades e serviços de saúde do SAAV em Minas vão muito além do apoio ao Samu. O Suporte Aéreo Avançado de Vida faz atendimentos e presta serviços também para o MG Transplantes, seja no transporte de órgãos, equipes médicas e até pacientes, independentemente de serem de Minas ou não: o SAAV atende a todo o território nacional. Somente em 2023, foram mais de 20 atendimentos ao MG Transplantes.

MAIOR DO BRASIL – O Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV) é um esforço conjunto que envolve a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio dos consórcios regionais de saúde.

A SES-MG é responsável pela aquisição e custeio das aeronaves, enquanto o Corpo de Bombeiros contribui com pilotos, copilotos, e operadores aerotáticos especializados em salvamento. Essa combinação de esforços garante que as operações sejam conduzidas com máxima eficiência, segurança e qualidade, beneficiando toda a população de Minas Gerais.

Com quatro bases de operação, seis aeronaves em atividade e uma aeronave de prontidão, Minas Gerais é o maior prestador de serviço aeromédico SUS no país. Há uma base de operações em Uberaba, uma em Belo Horizonte (com dois aviões e um helicóptero), Varginha, com um helicóptero, e Montes Claros, que também conta com um helicóptero.

Para a escolha dos locais de instalação das bases de operação são levados em conta diversos fatores, como a estrutura do Samu da região, infraestrutura aeroportuária, disponibilidade de portas de entrada hospitalares, densidade populacional, malha rodoviária, além da presença de batalhões do Corpo de Bombeiros e a distância em relação a outras bases do SAAV. Além das seis aeronaves em atividade no SAAV no estado, há previsão de duas novas bases – uma em Governador Valadares e outra em Juiz de Fora – com um helicóptero em cada uma.      

Serviço aeromédico de Minas Gerais realiza salvamento de vidas em todo o país

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Encontro da Ejef debate litigância predatória e o uso de IA no Poder
Encontro da Ejef debate litigância predatória e o uso de IA no Poder
Fin Festival será realizado nesta terça
Cidade recebe o Fin Festival com várias atrações dia 11
Secult faz levantamento para preservar patrimônio histórico de Montes Claros
Secult faz levantamento para preservar patrimônio histórico de Montes Claros
Exército sedia Simpósio Regional da Defesa Civil
Exército sedia Simpósio Regional da Defesa Civil
Festa do Pequi terá shows com grandes nomes
Festa do Pequi terá shows com grandes nomes
INSS promove mutirão em Montes Claros
INSS promove mutirão em Montes Claros
De volta ao Brasil, colaborador da Credinor compartilha experiência na Coreia do Sul
De volta ao Brasil, colaborador da Credinor compartilha experiência na Coreia do Sul
Sete cidades no Norte de Minas contam com guardas municipais
Sete cidades no Norte de Minas contam com guardas municipais
Cinquenta municípios da região aderiram ao convênio da NFS-e
Amams orienta municípios compendências para regularização
Bombeiros ajudam famílias carentes na região
Ato contra a PEC 24 reunirá organizações neste sábado
Sindágua-MG aprova greve para a próxima terça-feira
Município recebe R$ 3,6 mido FPM nesta quinta-feira
Capacitação sobre novo PAR visa fortalecer a educação municipal
Receita indica melhor opção para a região
Parceria leva drones aos treinamentos do Senar 
Mais postos da BR 381 com pedágios 
Cinquenta municípios da região aderiram ao convênio da NFS-e
Encontro da Ejef debate litigância predatória e o uso de IA no Poder
Confederação Nacional trará o curso Conexão a Montes Claros