[views count="1" print="0"]

Sertão pauta palestra de aberturada Semana da Matemática e Física

Foi aberta, na noite de segunda-feira (3/6), a “Semana da Matemática e da Física 2024”, iniciativa do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Foi aberta, na noite de segunda-feira (3/6), a “Semana da Matemática e da Física 2024”, iniciativa do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade de abertura oficial aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), prédio 3 do campus-sede. O evento prossegue até sexta-feira (7/6), no formato híbrido, no campus-sede e no campus de São Francisco, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos.

A palestra de abertura foi proferida pela pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, que abordou o tema “Um sertão dentro da gente: identidade, presença e ética na educação”, enfocando a obra do escritor Guimarães Rosa. As atividades foram apresentadas pela coordenadora do curso de Matemática, professora Juliana Guimarães Cançado, juntamente com o chefe de Departamento de Ciências Exatas, professor José Higino Dias Filho; e o coordenador do curso de Física, professor Luiz Pedro Vieira Gomes.

Diretor do CCET Unimontes, professor José Augusto dos Santos Neto encaminhou mensagem em vídeo, na qual agradeceu a participação do e destacou o objetivo do evento. Ele afirmou que “o objetivo da “Semana da Matemática e da Física 2024” é promover palestras, minicursos e oficinas, entre outras atividades, aos corpos docente e discente dos cursos de Matemática e de Física e demais interessados.

PALESTRA – Ao proferir a palestra “Um sertão dentro da gente: identidade, presença e ética na educação”, a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello ressaltou a importância da iniciativa para a aprendizagem e a capacidade de transformação do ser humano pelo conhecimento. “Aproveitem bem essa semana, aproveitem o conhecimento adquirido, coloquem suas ideias, aprendam. Esse é o espaço de aprendizado constante. Sou professora de Português e de Literatura e, com muita coragem, como dizia Guimarães Rosa, utilizei da matemática para produzir textos e poemas. Não somos seres de um lado só. Todos nós somos seres múltiplos, com capacidade de acumular conhecimento e experiências diversas e linguagens diferenciadas”, afirmou.

A professora Ivana Rebello explicou a estrutura de um trabalho acadêmico, na qual utilizou a física para construir sua narrativa. “Minha tese de doutorado foi a obra “Grande Sertão: veredas”. Eu utilizei a força da física para desenvolver o aspecto que eu queria. Todo mundo fala do sertão em movimento. E eu utilizei a força do atrito para mostrar como isso acontece dentro do livro de Guimarães Rosa. Porque o sertão é movente”, disse a pró-reitora.

A Semana da Matemática e da Física- 2024 foi organizada por um grupo de professores e acadêmicos do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes com o apoio das coordenações dos projetos Tecnologias e Atividades Matemáticas Aplicadas às Escolas Públicas (TAMAEP), Projeto de Apoio à Matemática (PAM), Laboratório de Educação Matemática (LABEMAT), dos Centros acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática (CALMA) e do Centro Acadêmico do Curso de Física (CABA) e das Coordenações Didáticas dos cursos de Matemática e do curso de Física.

A PRÓREITORA de Ensino Ivana Ferrante Rebello faz a palestra de abertura da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
UNIMONTES abre os seus portões nesta semana para congresso internacional
“Educação e Sustentabilidade” pauta evento
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Projeto Araxá projeta 200 empregos 
"Compete Minas" chega ao Sul de Minas 
Investimentos em granjas na Zona da Mata 
InfraBusiness Expo quer impulsionar mercado de construção pesada no Brasil 
Crédito rural cai 5% em MG