Sertão pauta palestra de aberturada Semana da Matemática e Física

Foi aberta, na noite de segunda-feira (3/6), a “Semana da Matemática e da Física 2024”, iniciativa do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Foi aberta, na noite de segunda-feira (3/6), a “Semana da Matemática e da Física 2024”, iniciativa do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade de abertura oficial aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), prédio 3 do campus-sede. O evento prossegue até sexta-feira (7/6), no formato híbrido, no campus-sede e no campus de São Francisco, promovendo a troca de experiências e de conhecimentos.

A palestra de abertura foi proferida pela pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, que abordou o tema “Um sertão dentro da gente: identidade, presença e ética na educação”, enfocando a obra do escritor Guimarães Rosa. As atividades foram apresentadas pela coordenadora do curso de Matemática, professora Juliana Guimarães Cançado, juntamente com o chefe de Departamento de Ciências Exatas, professor José Higino Dias Filho; e o coordenador do curso de Física, professor Luiz Pedro Vieira Gomes.

Diretor do CCET Unimontes, professor José Augusto dos Santos Neto encaminhou mensagem em vídeo, na qual agradeceu a participação do e destacou o objetivo do evento. Ele afirmou que “o objetivo da “Semana da Matemática e da Física 2024” é promover palestras, minicursos e oficinas, entre outras atividades, aos corpos docente e discente dos cursos de Matemática e de Física e demais interessados.

PALESTRA – Ao proferir a palestra “Um sertão dentro da gente: identidade, presença e ética na educação”, a pró-reitora de Ensino, professora Ivana Ferrante Rebello ressaltou a importância da iniciativa para a aprendizagem e a capacidade de transformação do ser humano pelo conhecimento. “Aproveitem bem essa semana, aproveitem o conhecimento adquirido, coloquem suas ideias, aprendam. Esse é o espaço de aprendizado constante. Sou professora de Português e de Literatura e, com muita coragem, como dizia Guimarães Rosa, utilizei da matemática para produzir textos e poemas. Não somos seres de um lado só. Todos nós somos seres múltiplos, com capacidade de acumular conhecimento e experiências diversas e linguagens diferenciadas”, afirmou.

A professora Ivana Rebello explicou a estrutura de um trabalho acadêmico, na qual utilizou a física para construir sua narrativa. “Minha tese de doutorado foi a obra “Grande Sertão: veredas”. Eu utilizei a força da física para desenvolver o aspecto que eu queria. Todo mundo fala do sertão em movimento. E eu utilizei a força do atrito para mostrar como isso acontece dentro do livro de Guimarães Rosa. Porque o sertão é movente”, disse a pró-reitora.

A Semana da Matemática e da Física- 2024 foi organizada por um grupo de professores e acadêmicos do Departamento de Ciências Exatas da Unimontes com o apoio das coordenações dos projetos Tecnologias e Atividades Matemáticas Aplicadas às Escolas Públicas (TAMAEP), Projeto de Apoio à Matemática (PAM), Laboratório de Educação Matemática (LABEMAT), dos Centros acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática (CALMA) e do Centro Acadêmico do Curso de Física (CABA) e das Coordenações Didáticas dos cursos de Matemática e do curso de Física.

A PRÓREITORA de Ensino Ivana Ferrante Rebello faz a palestra de abertura da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Sertão pauta palestra de abertura da Semana da Matemática e Física
Sertão pauta palestra de aberturada Semana da Matemática e Física
Sicoob Credinor amplia programa Financinhas nas escolas para crianças
Sicoob Credinor amplia programa Financinhas nas escolas para crianças
Unimontes inicia tratativa para expandir a internacionalização
Unimontes inicia tratativa para expandir a internacionalização
Senac em Montes Claros oferece vagas em onze cursos gratuitos
Senac em Montes Claros oferece vagas em onze cursos gratuitos
Taxa de alfabetização de Montes Claros supera a média do Estado
Taxa de alfabetização de Montes Claros supera a média do Estado
Associação homenageará editora da Unimontes pelos seus 25 anos
Associação homenageará editorada Unimontes pelos seus 25 anos
Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes recebem orientações sobre ações seguras no trânsito
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Estudantes têm estágios garantidos em empresas do Vale do Lítio
Governo e municípios entregam novas obras
Unimontes abre 371 vagas para candidatos acima dos 60 anos
CB participa de ação preventiva em escola contra acidentes de trânsito
Deputados garantem ampliação de benefícios para universitários
Escola Florêncio Pereira homenageia famílias em Monte Azul
Estado repassou R$ 180 mi para manutenção e custeio das escolas
Câmara comemora o Dia do Movimento Estudantil
Secretaria de Educação está com vagas de estágio abertas em MG
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste