[views count="1" print="0"]

Seminário reunirá 715 profissionais

SEMINÁRIO Macrorregional na cidade definirá estratégias para previnir e combater as arboviroses no Norte de Minas

Com 715 profissionais de saúde inscritos para dois dias de evento, Montes Claros sedia, nestas quinta (7/11) e sexta-feira, o Seminário Macrorregional de Arborviroses. Coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a iniciativa objetiva aprofundar as discussões sobre a preparação e resposta dos municípios ao enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (dengue, zika e chikungunya) no período sazonal, que começou em outubro e prosseguirá até maio.

Nesta quinta-feira o Seminário será aberto às 8 horas, no auditório do Colégio Tiradentes. Contará com a participação dos secretários municipais e coordenadores de vigilância epidemiológica e de saúde dos 86 municípios do Norte de Minas. As localidades estão jurisdicionadas à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e às Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

Além de profissionais das Unidades Regionais de Saúde (URS) o Seminário contará com a participação de equipes técnicas do nível central da SES-MG. Entre eles estão confirmados a superintendente estadual de vigilância epidemiológica, Aline Lara Cavalcante Oliva; a coordenadora estadual de vigilância das arboviroses, Daniela Costa Capistrano; a referência técnica de controle vetorial, Dionísio Pacceli Costa; e Renne Silva Carvalho, coordenador estadual de laboratórios de saúde pública.

Coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que, além de compartilhar informações com os gestores e profissionais que atuam nos serviços municipais de atenção primária, vigilância epidemiológica e de saúde, o Seminário tem como foco a atualização dos planos de contingência que os municípios devem colocar em prática para ações de prevenção relativas à disseminação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Outra questão importante que também estará em discussão será o atendimento de pacientes nos serviços de atenção primária, com a adoção dos protocolos adequados visando evitar que as pessoas acometidas por arboviroses evoluam para situações de saúde mais graves, com risco de virem a óbito”, destaca Agna Menezes. A coordenadora lembra que neste ano o Norte de Minas e o Estado vivenciaram um dos piores períodos de transmissão de doenças causadas pelo Aedes aegypti.

“Para que os municípios estejam devidamente preparados para atender as demandas de saúde da população, bem como desenvolver trabalho eficiente de eliminação de focos do mosquito, é de fundamental importância que os gestores, médicos, enfermeiros, agentes de controle de endemias e de saúde estejam preparados para colocar em prática os planos municipais de contingência”, ressalta a coordenadora Agna Menezes.

SEMINÁRIO Macrorregional na cidade definirá estratégias para previnir e combater as arboviroses no Norte de Minas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Safra de laranja entra na reta final com leve revisão
Safra de laranja entra na reta final com leve revisão
Safra 2025/26 deve alcançar 353,4 milhões de ton em grãos
Safra 2025/26 deve alcançar 353,4 milhões de ton em grãos
Exportações de café caem 31% em janeiro
Exportações de café caem 31% em janeiro
Polo mineiro de moda amplia conexões nacionais em São Paulo
Polo mineiro de moda amplia conexões nacionais em São Paulo
Barragem de Congonhas é pauta em BH
Barragem de Congonhas é pauta em BH
Produção de feijão no Estado cresce e o mantém na liderança
Produção de feijão no Estado cresce e o mantém na liderança
Campanha da Hemominas convoca doadores
Hemominas lança campanha para doação de sangue no Carnaval
DELEGADO
Receita Federal e CIMAMS realizam em Pirapora evento sobre parcelamento de dívidas municipais
RFB e Cimams promovem evento em Pirapora sobre parcelamento de dívidas
Los Fuleros: a essência do carnaval de rua
Exames médicos e psicológicos para CNH têm queda no valor
UFVJM anuncia vagas remanescentes em Janaúba
Norte de Minas se destaca na Rede Sebrae
Desenhista montes-clarense na estrada há mais de 30 anos
Supermercados preocupados com a falta de produtos básicos
Um novo ano, um novo Compromisso
Expomontes tem 99% de reservas 
Sistema Faemg Senar lança novos cursos 
Após ação da AMM, TCE pede explicações ao Governo de Minas sobre concessão de rodovias 
Carnaval nas Cidades Históricas projeta Minas 
Tecnologia ambiental da Sigma Lithium agrega valor industrial ao subproduto de lítio e consolida sucesso comercial com venda de 150 mil toneladas