A Seleção Brasileira volta a disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 bastante reformulada e em busca de reabilitação. Dez meses após a última partida pela competição, o Brasil enfrentará o Equador, nesta sexta-feira, às 22h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, tentando acabar com uma sequência de quatro partidas sem vencer nas Eliminatórias – empate com a Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina. Esta é a pior sequência que a Seleção já teve na história do torneio qualificatório.
Neste período desde o último jogo, o time canarinho passou por muitas mudanças dentro e fora de campo. O técnico Dorival Júnior, que fará sua estreia nas Eliminatórias e também em território nacional à frente da Seleção, convocou apenas oito jogadores que estiveram na última partida, contra a Argentina, sob o comando de Fernando Diniz. São eles: os goleiros Alisson e Bento, os zagueiros Gabriel Magalhães e Marquinhos, os meio-campistas André e Bruno Guimarães, e os atacantes Endrick e Rodrygo. Seis deles (em negrito) foram titulares na derrota por 1 a 0 no Maracanã.
As mudanças não são apenas em relação à última rodada das Eliminatórias. Até mesmo em comparação com a Copa América, disputada entre junho e julho, Dorival fez alterações. Nove atletas que participaram do torneio nos Estados Unidos ficaram fora desta data Fifa por opção do técnico: Rafael, Bremer, Andreas Pereira, Douglas Luiz, Ederson, Pepê, Evanilson, Raphinha e Gabriel Martinelli. Depois, ainda saíram Yan Couto e Savinho, ambos cortados por lesão.
Ainda assim, Dorival analisa o momento como de continuidade em relação ao que foi construído no último torneio disputado. “Será uma sequência de trabalho em relação aquilo que vem sendo desenvolvido dentro da Copa América. Basicamente, a estrutura da equipe montada justamente em cima daquilo que nós vimos em treinamentos e jogos da última competição. Naturalmente, estão chegando alguns jovens valores, que estão tendo uma primeira oportunidade. Isso para todos nós é um fato importante, chama a atenção. Eu espero que façamos aí dois jogos que serão fundamentais para a nossa sequência”, declarou Dorival Júnior.
Com sete pontos em seis jogos, a Seleção ocupa a sexta colocação das Eliminatórias, a última que garante vaga direta no Mundial de 2026. Depois do duelo contra o Equador, o Brasil enfrenta o Paraguai, terça feira, em Assunção.
CONVOCADOS
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
Laterais: Danilo (Juventus), William (Cruzeiro), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos PSG);
Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
Atacantes: Endrick (Real Madrid), Estêvão (Palmeiras), Luiz Henrique (Botafogo), Pedro (Flamengo), Lucas (São Paulo) e Vinicius Junior (Real Madrid).