Organizado pela Federação Mineira de Vôlei, o Campeonato Mineiro é realizado desde 1934 e é a competição de vôlei mais importante de Minas Gerais. A edição 2024 do torneio conta com seis equipes e teve início no dia 30 de agosto, com a vitória fora de casa do Praia Clube sobre o Monte Carmelo pelo placar de 3 sets a 1 (25/21, 25/ 17 e 25/15).
Nesta primeira fase do torneio, que seguirá até 5 de outubro, as equipes jogam entre si, em casa e fora, e os quatro melhores se classificam para a semifinais. Além de Praia Clube e Monte Carmelo, também participam da competição o Montes Claros, Juiz de Fora, Minas Tênis Clube e Cruzeiro que, digase de passagem, venceu as últimas 13 edições da com petição.
O Montes Claros já estreou no Mineiro 2024 sendo derrotado pelo Praia Clube por 3 sets a 0 (25/21, 25/17 e 25/15). Depois, foi derrotado pelo Monte Carmelo por 3 sets a 2 (20/20, 25/22, 25/23, 23/25 e 15/11). Na sexta-feira, 6, o Montes Claros enfrenta o Cruzeiro em sua terceira partida longe de casa. A primeira exibição no Poliesportivo Tancredo Neves será neste domingo, 8, às 11 horas, contra o Minas Tênis Clube.
A partida entre Montes Claros e Minas Tênis será a primeira após a instalação do novo piso da quadra poliesportiva. Nesta quarta-feira, 4, está sendo concluída a instalação do novo piso da quadra do ginásio: sai o antigo piso de madeira, que tem um alto custo de manutenção, e entra um moderno piso modular que é conhecido pela alta tecnologia, durabilidade, conforto e segurança que proporciona aos atletas, além da facilidade de instalação. O piso modular também representa uma escolha mais sustentável, pois seu material é totalmente reciclável e reutilizável.
O Campeonato Mineiro é a primeira competição da temporada 2024/2025 e serve para o Montes Claros como preparação para a disputa da Superliga B, que começa em outubro e que conta com outros dois mineiros: Juiz de Fora e Monte Carmelo. Entre os reforços do Montes Claros estão o novo técnico, o cubano Gilberto Herrera, e o levantador Gustavo Nicomedes.