Relevância da informação pública pauta o 1º Encontro com Jornalistas

IFNMG celebra 15 anos: Encontro destaca papel de jornalistas na educação e informação públicas

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) realizou, na quinta-feira (16/11), o 1º Encontro de Jornalistas e Comunicadores, em que dirigentes do Instituto estiveram à disposição dos convidados para prestarem esclarecimentos, no formato de coletiva, sobre os 15 anos do IFNMG e sua atuação no Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri e acerca das perspectivas para os próximos anos.

Marcaram presença no evento jornalistas e comunicadores dos seguintes veículos e instituições: NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, Record, InterTV, Jornal O Norte, Jornal Gazeta, Revista Tempo, Prefeitura de Montes Claros, Câmara de Vereadores de Montes Claros, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e Rotary Club de Montes Claros Leste. O deputado federal Reginaldo Lopes e o deputado estadual Cristiano Silveira também estiveram presentes.

Os convidados receberam os agradecimentos do IFNMG pelo compromisso social na propagação de informações de interesse público. A reitora Joaquina Aparecida Nobre da Silva destacou que o exercício profissional dos jornalistas e comunicadores corrobora o valor da informação e da comunicação pública como instrumentos de garantia dos direitos e defesa da cidadania.

“O IFNMG sempre contou com uma categoria imprescindível no processo de democratização de informações do Instituto sobre atividades, projetos, ofertas de cursos e oportunidades, entre outras pautas de utilidade pública e de interesse coletivo. Essa categoria, formada por jornalistas e comunicadores, também faz parte dos 15 anos do IFNMG e do nosso propósito em contribuir para a transformação de vidas por meio da educação pública e de qualidade e do nosso comprometimento em ser agente fundamental dos processos de desenvolvimento social e econômico da nossa região”, afirma a reitora.

Neste ano, o IFNMG celebra 15 anos de atuação no Norte e Noroeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A comemoração acontece junto às demais instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, instituída pela lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. A solenidade de comemoração dos 15 anos do IFNMG ocorreu na noite de quinta-feira, no espaço OAB, em Montes Claros.

Diretor de Comunicação reforça o compromisso com transparência

Para o diretor do Departamento de Comunicação do IFNMG, Bráulio Siffert, o 1º Encontro de Jornalistas e Comunicadores reforça o compromisso do IFNMG em realizar mais eventos que tenham como pauta a importância e a defesa da transparência, do acesso à informação, cidadania e da democracia.

“O Departamento de Comunicação do IFNMG desempenha um papel crucial na garantia dos direitos da população ao facilitar uma comunicação transparente, acessível e informativa. Mas só conseguimos potencializar esse papel com a colaboração da imprensa, que atua como parceira na disseminação de informações relevantes sobre projetos, ações e, especialmente, sobre as vagas que o IFNMG oferta. Estamos comprometidos em fortalecer esse relacionamento, reconhecendo a imprensa como um canal essencial para que a transparência, o diálogo constante e a divulgação responsável cumpram a missão de construir pontes sólidas entre a comunidade acadêmica e a sociedade”, pontua.

Quem também caminha na mesma direção é a jornalista Bia Andrade, chefe da Assessoria de Comunicação da Unimontes: “Recebi o convite de forma muito positiva, pois já acompanho as ações do IFNMG, conheço alguns projetos e fico feliz pelo entendimento do Instituto acerca do papel preponderante da imprensa, principalmente local e regional, na contribuição para uma divulgação de qualidade e que possa contribuir com o desenvolvimento das pessoas e do Norte de Minas através da educação”.

Comunicação pública a serviço da sociedade

A editora-chefe da InterTV Grande Minas, Érika Pereira Soares, que participou do 1º Encontro de Jornalistas e Comunicadores na Reitoria IFNMG, enfatiza a importância de eventos que tenham a finalidade de tornar o espaço público cada vez mais acessível e transparente. “Nós, jornalistas, atuamos mostrando o que é de interesse da sociedade e, certamente, isso inclui o trabalho desenvolvido por uma instituição pública de ensino. Cabe a nós mostrar à população o que tem sido feito pela educação, no sentido de informar, de incentivar o estudo e também de cobrar melhorias. Para que seja possível levar a notícia a quem interessa – telespectador, leitor ou ouvinte – precisamos da colaboração dos setores comunicacionais dessas instituições”, destaca.

Para o jornalista e editor do Jornal O Norte Alexandre Fonseca, eventos como o 1º Encontro de Jornalistas e Comunicadores, promovido pelo IFNMG, valoriza o papel da imprensa e fortalece o relacionamento entre profissionais da comunicação e instituições públicas. “Passamos por momentos tenebrosos, em que jornalistas foram praticamente violentados. Por isso, é muito importante esse tipo de encontro, sobretudo tendo como tema a transparência no âmbito das instituições de ensino, que é algo nosso. E eu sou um entusiasta da educação e sempre defenderei essa pauta”, assegura o editor.

A respeito da comunicação pública como um garantidor de direitos, Alexandre ainda evidencia que inúmeros ensaios, artigos e livros debatem sobre o relevante papel social da imprensa. O jornalista entende que a “imprensa surge como uma espécie de ponte entre a comunidade que precisa da fala e a comunidade que precisa falar”.

Os jornalistas e comunicadores que participaram do evento receberão, no formato digital, certificado de reconhecimento e agradecimento, em que constará o seguinte registro: “O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) reconhece o seu relevante trabalho no campo do jornalismo e da comunicação e agradece o seu compromisso social em atuar na propagação de informações de interesse público. O seu exercício profissional corrobora o valor da informação e da comunicação pública como instrumentos de garantia dos direitos e defesa da cidadania”.

Relevância da informação pública pauta o 1º Encontro com Jornalistas
A REITORA Joaquina Aparecida Nobre da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Congresso da AMM reúne prefeitos
Congresso da AMM reúne prefeitos
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Dirigentes se reúnem para votar porte de arma para advogados
Ocorrências de queimadas mais que dobraram em um mês em MG
Posto do Sine disponibiliza 92 vagas de empregos na cidade
CBM anuncia concurso com 329 vagas em Minas
Comunidades recebem Programa Água Doce
Município adia início do prazo de inscrições para o dia 1º de julho
Adolescente chama bombeiros ao ver cobra em refrigerador
Sudene quer criar Rede para fomentar inovação na região
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste