A Polícia Militar prendeu mais um suspeito de vínculo com o trio que trocou tiros com policiais da corporação na tarde dessa quarta-feira (20), em Montes Claros. O tiroteio foi registrado na Avenida Vicente Guimarães, Major Prates entre os Bairros Sagrada Família e Augusta Mota, dois integrantes do bando, de 19 e 31 anos, foram mortos e um, de 24, ficou gravemente ferido. Eles foram socorridos pela própria PM e encaminhados para o pronto-socorro da Santa Casa de Montes Claros. Dois não resistiram e morreram. O de 24 anos continua internado no hospital, em estado grave.
Segundo os militares, os três homens estavam em um Celta, sendo a placa original do município de Francisco Sá, que tinha sido roubado na semana passada, às margens da BR-251, no município de Grão Mogol. Eles descaracterizaram o veículo, que era vermelho e foi pintado de preto, de forma grosseira, possivelmente com o uso de spray.
Os criminosos foram abordados pela PM, inicialmente, no veículo descaracterizado. A abordagem ocorreu próximo a uma concessionária de veículos, na Avenida Mestra Fininha, no Bairro Morada do Sol. Os suspeitos desobedeceram a ordem de parada e houve perseguição.
Ao chegar na Avenida Vicente Guimarães, os homens pararam o veículo e começaram a atirar contra os policiais, que revidaram, alvejando os suspeitos. Um dos disparos feitos pelos criminosos atingiu um dos pneus de uma viatura da polícia.
“Nunca procuramos óbitos em [ações de combate a] infrações. Mas sempre que a PM for recebida por armas de fogo, vamos repelir a injusta agressão na mesma proporção”, declarou o tenente Rafael Rabelo, da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar de Montes Claros.
PRISÃO – Após a ação, a PM localizou e prendeu um quarto suspeito, de 24 anos, de vínculo com o trio. O homem foi localizado e preso na Rua Imaculada Marques, no Bairro Esplanada, em Montes Claros. Ele estava com materiais deixados no Celta roubado, incluindo uma cadeirinha de criança. A princípio, ele foi detido pelo crime de receptação.
Em seguida, os policiais foram a um imóvel recentemente alugado pelo autor (de 24 anos, que estava no carro) e por comparsas na Rua George Washington, Bairro Santos Dumont, onde, após buscas, foi encontrada uma mochila contendo pertences e documentos pessoais dele e um telefone celular.
Após consulta, os militares constataram que o jovem, de 24 anos, e o homem, de 31, têm passagens criminais e que o mais velho se encontrava em prisão domiciliar, tendo sido colocado em liberdade no último dia 2.
Foram apreendidos três revólveres calibre 38 que estavam em poder dos homens que trocaram tiros com os policiais. Segundo a PM, o bando planejava novos crimes em Montes Claros, onde estariam ocupando uma casa. “Um deles é chefe de uma quadrilha envolvida em vários assaltos de cargas nas margens da BR-251, inclusive um dos últimos foi uma tentativa de latrocínio, na qual efetuaram disparos de arma de fogo contra um caminhoneiro.”
Esse homem mencionado pelo tenente Rafael Rabelo é de Francisco Sá. Sobre os policiais, a PM informou que estão sendo adotadas as providências da Polícia Judiciária Militar pertinentes. Sobre os dois homens mortos, a Polícia Civil informou que o corpo do mais novo já foi liberado para a família. Já o de 31 anos, os parentes estavam providenciando a documentação necessária.