[views count="1" print="0"]

Presidente do TRE recebeu título de cidadão honorário

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite dessa segunda-feira em Reunião Especial do Plenário.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite dessa segunda-feira em Reunião Especial do Plenário.

O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, do MDB, e a primeira signatária do requerimento para a realização da homenagem, deputada Maria Clara Marra, do PSDB, entregaram a placa de cidadão honorário de Minas Gerais – honraria concedida a Boccalini por meio da Resolução 5.616, de 2024. Ele também foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo, grau “Mérito Especial”, por serviços de relevância pública e de promoção da cidadania.

Maria Clara Marra afirmou que o desembargador contribuiu para a modernização da Justiça mineira. Em alusão à cidadania honorária, a deputada afirmou que o magistrado nascido em São Paulo (SP) se tornou agora “um mineiro de Minas e das Gerais”.

O presidente da ALMG destacou a importância para a democracia do trabalho de Boccalini, marcado por “decisões sempre firmes e humanas, em prol de toda a sociedade”. “O merecimento à Cidadania Honorária e à Ordem do Mérito vai além da extensa carreira na magistratura de Minas”, afirmou Tadeu Martins Leite. Emocionado, o desembargador agradeceu a homenagem e afirmou: “São Paulo me deu vida. Minas me deu propósito”.

CURRÍCULO – Paulistano e radicado em Minas Gerais há 30 anos, Octavio Boccalini ingressou na magistratura mineira em 1993, tornando-se desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais em 2014. Preside do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais desde 15 de junho de 2023.

Antes disso, atuou como juiz presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte em 2008, tendo sido eleito para a Corte Eleitoral pela primeira vez em 2020. Foi ainda vice-presidente e corregedor regional eleitoral do tribunal mineiro e, em janeiro deste ano, eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Esta é a primeira vez que um presidente do TRE-MG preside o colegiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
CORAÇÃO DE JESUS
Credinor patrocina Vaquejada de Coração
divulgacao (2)
Copasa conquista prêmio nacional de ESG
© Torvim/stock.adobe.com
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê após identificar falhas na fabricação
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
Maus-tratos poderão ter sistema nacional
Feira Brasil na mesa começa hoje
Balança de Uberlândia tem recorde histórico 
Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras 
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal