[views count="1" print="0"]

Prefeitura amplia escolas para atender demanda

A partir deste mês de novembro, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai entregar diversas unidades escolares para reforçar o atendimento no Sistema Municipal de Ensino.

A partir deste mês de novembro, a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai entregar diversas unidades escolares para reforçar o atendimento no Sistema Municipal de Ensino. Uma dessas unidades é o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) do bairro Carmelo, cuja ordem de serviço para sua conclusão foi assinada na noite dessa terça-feira, 7 de novembro. Assim que concluído, o Cemei irá atender estudantes dos Cemeis Bom Samaritano e Ana Lúcia Mota.

De acordo com a secretária municipal de Educação, a professora Rejane Veloso Rodrigues, são quase 50 unidades, entre construções novas e reformas de prédios antigos, que foram ampliados e equipados com estruturas semelhantes às entregues pela Prefeitura nos últimos anos. “O número de alunos matriculados nas escolas municipais cresceu muito nos últimos anos e foi necessário reformar, ampliar e qualificar os espaços para acolher a todos, com mais conforto e acessibilidade”, explica a secretária.

Segundo a engenheira civil Priscila Oliveira Chaves Soares, de 2017 até agora já foram realizadas 43 licitações para construção de escolas, Cemeis e quadras. Destas, 12 unidades já foram construídas e estão em funcionamento, 16 unidades estão em fase final e serão entregues até abril de 2024, e está em andamento a preparação da licitação de outras 15 unidades, ainda para esse ano.

A Secretaria de Educação conta também com equipe de reforma e manutenção, com cerca de 150 profissionais, entre pedreiros, serventes de pedreiro, carpinteiros, armadores, pintores, eletricistas, dentre outros. “É um trabalho feito com recursos e mão de obra do próprio município, fundamental para dar suporte às demandas e que impacta diretamente na vida da comunidade escolar e de todo o sistema de ensino. Aproveito para registrar nosso reconhecimento e gratidão pela dedicação e comprometimento desses profissionais pela sua contribuição para a educação do município”, reconhece Rejane Rodrigues.

Um balanço das obras realizadas pela Secretaria de Educação foi apresentado durante reunião ocorrida na última segunda-feira, com a participação do vice-prefeito Guilherme Guimarães e todos os servidores do setor. Conforme os dados apresentados pela diretora administrativa de Fiscalização Orçamentária, Érika Ruas, ao longo dos últimos sete anos foram 12 unidades escolares reconstruídas e ampliadas, 25 unidades em reconstrução e outras 15 que já tiveram a reforma e ampliação autorizadas, cujas obras devem começar nos próximos dias.

Segundo a diretora, somente de janeiro a novembro deste ano a equipe realizou cerca de 900 atendimentos. “O município possui 111 prédios escolares e a maioria já passou por intervenções, reformas grandes ou pequenas, que estão mudando a cara das instituições. Hoje, as escolas têm acessibilidade, banheiros e telhados novos, são mais bonitas, iluminadas e ventiladas”, observa a engenheira civil.

Durante a reunião, o vice-prefeito Guilherme Guimarães, que também é engenheiro civil, destacou que “a equipe que atua nas obras da Prefeitura, de fato, faz a diferença, ajudando a construir Montes Claros e a mudar a vida das pessoas, especialmente nas obras da educação, ao garantir que crianças, adolescentes e jovens tenham boas escolas para estudar”, avalia. Além da reforma e manutenção, a SME também possui um setor de Engenharia responsável pelo acompanhamento e fiscalização das obras realizadas por empresas contratadas por meio de processo licitatório.

Prefeitura amplia escolas para atender demanda
Prefeitura investiu na construção e ampliação de escolas para atender à crescente demanda por vagas na rede municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Projeto leva orientações a jovens
Projeto leva orientações a jovens
Evento debate esporte como aliado da educação
Evento debate esporte como aliado da educação
Semed eleva índice da frequência escolar em Pirapora e contribui para o Programa Bolsa Família
Semed eleva índice da frequência escolar em Pirapora e contribui para o Programa Bolsa Família
Unimontes abre inscrições para o programa de assistência a alunos
Unimontes abre inscrições para o programa de assistência a alunos
Estimativa do salário-educação para o município é de R$ 15,7 mi
Estimativa do salário-educação para o município é de R$ 15,7 mi
Município inicia a implantação do Ensino em Tempo Integral
Município inicia a implantação do Ensino em Tempo Integral
Prefeitura e UnifipMoc - Afya assinam acordo que garante desconto para servidores e dependentes
Prefeitura e UnifipMoc - Afya assinam acordo que garante desconto para servidores e dependentes
Governo do estado autorizou concurso na Unimontes para a contratação de 321 novos professores para a instituição
Governo autoriza concurso na Unimontes
Escola supera marca de quase 700 mil certificações
Municípios reforçam caixas com última parcela do FPM
Governo anuncia pagamento proporcional do piso salarial
Januária prorroga prazo por um ano para contratação
Cidade realizará uma seletiva dos Jogos Escolares de Minas
Senac abre inscrições para 11 cursos profissionalizantes
Pirapora abre Ano Escolar 2024 com Jornada Pedagógica
Aberta seleção para coordenador de curso na UAB
BANNER 2
Escola supera marca de quase 700 mil certificações
Jovem preso com drogas em Janaúba
PC conclui inquérito sobre desvio de verbas públicas
Acusado de matar jovem no dia do aniversário pega 16 anos de prisão
Jovem baleado pula muro de casa e é socorrido por populares