[views count="1" print="0"]

Parlamentares apresentam a Lula proposta sobre dívida

O presidente da Assembleia de Minas, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, reuniu-se nessa terça-feira com o presidente Lula, do PT.

O presidente da Assembleia de Minas, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, reuniu-se nessa terça-feira com o presidente Lula, do PT. Durante o encontro, foi apresentada proposta construída por parlamentares e técnicos do Senado e da ALMG para solucionar a dívida de Minas Gerais com a União, que hoje está em torno de R$ 160 bilhões. O encontro, no Palácio do Planalto, em Brasília, foi articulado pelo presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco, do PSD. A reunião teve a presença do ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, do PSD.

O presidente da AL considerou positiva a reunião com o presidente da República, que teria mostrado boa vontade de resolver a dívida de Minas com a União da melhor forma, atendendo aos interesses de ambas as partes. Para Tadeu Martins Leite, a união de forças das lideranças de Minas independente de questões políticas e partidárias é essencial para o bom êxito das articulações, que visam facilitar a resolução do problema, que considera hoje uma das prioridades do estado.

A proposta apresentada a Lula consta da transferência de empresas e também de ativos do estado referentes a processos ambientais à União para abatimento da dívida. De acordo com Tadeu Martins Leite, a alternativa ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que tramita na Assembleia Legislativa seria apresentada ao governador Romeu Zema, do Novo, na tarde dessa terça-feira, em Brasília, em reunião com Rodrigo Pacheco e ele. Se o chefe do Executivo mineiro der o sinal verde, a proposta terá continuidade, devendo ser discutida pelo governo de Minas com o governo Federal.

O presidente da Assembleia Legislativa refirmou que o RRF não resolve o problema, apenas o posterga, frisando que ao final do tempo de vigência de 9 anos, a dívida ultrapassaria os R$ 200 milhões. Ele chama atenção para o fato de que os resultados de adesão de outros estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul não são positivos como se imaginava e que eles continuam reclamando de crise fiscal.

TRAMITAÇÃO DE PROJETO – Enquanto as reuniões visando a busca de alternativas à dívida, a AL adiou a votação do parecer sobre o Projeto de Lei (PL) 1.202/19, que autoriza o Estado a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O relator da matéria na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa, deputado Zé Guilherme, do PP, distribuiu seu parecer em avulso (cópias) aos demais integrantes em reunião na tarde dessa terça-feira.

O parecer de Zé Guilherme, que também preside o colegiado, é favorável à matéria na forma de novo texto (substitutivo nº 5). Segundo o parlamentar anunciou na reunião, foi celebrado acordo entre parlamentares da base de governo e entre os que se opõem ao RRF para que o PL 1.202/19 retorne à pauta da comissão na próxima terça-feira, 28.

Segundo o relator em seu parecer, a sugestão de novo substitutivo para o PL 1.202/19 destina- -se apenas a aprimorar a técnica legislativa do texto e para incluir dispositivo visando assegurar expressamente o cumprimento do disposto no inciso X do caput do artigo 37 da Constituição Federal. Esse novo dispositivo está expresso no novo artigo 9º do substitutivo nº 5. O trecho citado da Constituição Federal assegura a revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos, por meio de lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, sempre na mesma data e sem distinção de índices.

De resto, o novo texto sugerido pelo relator na FFO mantém, segundo o parecer distribuído em cópias, as alterações promovidas pelo substitutivo nº 4 (outros três foram enviados pelo próprio governador, para atualizar a proposição em virtude de mudanças na legislação relacionada ao RRF), apresentado anteriormente na análise do PL 1.202/19 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Parlamentares apresentam a Lula proposta sobre dívida
Rodrigo Pacheco e Tadeu Martins Leite apresentaram a Lula proposta sobre a dívida de Minas com a União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí 
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira 
Aeroporto de MoC terá terminal de cargas  
OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas