Parceria entre Copasa e prefeitura visa aumentar adesão ao sistema de esgotamento

A Copasa e a prefeitura de Janaúba, no Norte de Minas, se uniram para buscar a adesão dos clientes cujos imóveis ainda não são conectados à rede de esgotamento sanitário da cidade.

A Copasa e a prefeitura de Janaúba, no Norte de Minas, se uniram para buscar a adesão dos clientes cujos imóveis ainda não são conectados à rede de esgotamento sanitário da cidade. Isso porque a administração municipal programou para as próximas semanas as obras de recapeamento asfáltico de 11 vias públicas do Centro e dos Bairros Cerâmica, Esplanada, Santa Cruz, São Gonçalo e Saudade.

Essa medida visa evitar que, após a conclusão do recapeamento, as ruas sejam danificadas novamente para a instalação das redes coletoras e ligações prediais de esgoto – situação que provoca a necessidade de novos investimentos e gera transtornos para a população.

Para divulgar essa iniciativa entre a população, a Companhia, em parceria com as secretarias municipais de Obras e Assistência Social, está realizando no município atividades de mobilização social com os moradores da região que receberá as obras. De porta em porta, a equipe da prefeitura distribui material informativo com orientações a respeito da importância da coleta e do tratamento dos efluentes para a melhoria da qualidade de vida e das condições de saúde da população, bem como para a preservação do meio ambiente.

Outro assunto tratado nas visitas aos domicílios é a utilização correta das redes de esgotamento sanitário – ação que evita o entupimento da tubulação, o extravasamento dos efluentes para as vias públicas e o retorno do esgoto para o interior dos imóveis.

Os moradores recebem ainda informações sobre a construção do ramal interno de esgoto e a posterior ligação ao poço luminar – estrutura da Companhia que recebe o esgoto das residências e conecta a rede coletora. Ao longo das visitas, os moradores ainda podem esclarecer dúvidas relativas aos valores de tarifas de água e esgoto, aos critérios para adesão à tarifa social e aos canais de atendimento disponíveis para contato com a Companhia.

De acordo com o gerente regional da Copasa em Janaúba, Herlen Ueslei Ferreira Cardoso, é imprescindível o apoio da população para a adesão ao sistema de esgotamento sanitário do município, iniciativa que vai proporcionar inúmeros benefícios para as condições de saúde, a qualidade de vida, o meio ambiente e o desenvolvimento urbano. “Além de conscientizar os moradores sobre as melhorias geradas pela coleta, pelo transporte e tratamento de esgoto, esse trabalho de mobilização visa contribui com a manutenção da malha viária e da infraestrutura da cidade”, destacou.

BENEFÍCIOS

O tratamento de esgoto proporciona benefícios sociais, econômicos e a melhoria das condições de saúde das pessoas. Entre outras vantagens, o sistema de esgotamento sanitário possibilita ao município receber o ICMS Ecológico, como forma de incentivo para a criação de mais áreas de preservação ambiental ou para a melhoria das condições dos atuais espaços existentes, proporcionando melhora na vida da população local.

Além disso, a destinação adequada do esgoto evita a propagação de doenças de veiculação hídrica, melhora o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e traz mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.

Outro benefício gerado pela obra é o incremento da arrecadação do município, que está recolhendo os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Companhia. Nesse cenário, são gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e da contratação de serviços indiretos na cidade, o que gera receita e movimenta o comércio local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Congresso da AMM reúne prefeitos
Congresso da AMM reúne prefeitos
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Dirigentes se reúnem para votar porte de arma para advogados
Ocorrências de queimadas mais que dobraram em um mês em MG
Posto do Sine disponibiliza 92 vagas de empregos na cidade
CBM anuncia concurso com 329 vagas em Minas
Comunidades recebem Programa Água Doce
Município adia início do prazo de inscrições para o dia 1º de julho
Adolescente chama bombeiros ao ver cobra em refrigerador
Sudene quer criar Rede para fomentar inovação na região
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste