A Câmara Municipal realizou na noite da última sexta-feira, solenidade especial para entrega do título de Cidadão Honorário de Montes Claros ao cinegrafista Viltomiro de Souza, o conhecido Miro Vídeo. A proposição, aprovada por unanimidade pelo Legislativo é do vereador Eldair Samambaia, do PSD.
O autor da proposição, em seu discurso, falou da história de vida do homenageado que, nasceu no Rio de Janeiro, na década de 1980 e ao aceitar o convite do jornalista Elias Siufi iniciou sua história no jornalismo na TV Montes Claros, hoje InterTV Grande Minas. Ele começou na empresa como motorista e se tornou repórter cinegrafista.
“Por trás das lentes, Miro registrou fatos importantes que marcaram a história da nossa Montes Claros e Norte de Minas. Aposentado, mas ainda na ativa, nosso homenageado, que tem no trabalho uma paixão, registra o presente garantindo imagens que vão enriquecer ainda mais a história da nossa Montes Claros. Onde tem um evento importante, um acontecimento, lá está Miro Vídeo que, na véspera de completar 83 anos, recebe o título de cidadão honorário”, afirmou o vereador.
O diretor de jornalismo da Inter TV Grande Minas, Cácio Xavier falou do carinho que a imprensa tem com o homenageado, que deixa um legado valioso e é exemplo de dedicação. “Miro conta a história com competência, do jeito dele com a identidade dele. Um homem que carrega como sobrenome profissional, Vídeo e que aprendemos a respeitar, amar e admirar. Hoje é o momento de celebrar e reconhecer o legado de seriedade, disciplina e amor, respeito e valorização da família”, destacou Xavier.
O cinegrafista Álvaro Vicente Fróes falou do exemplo de trabalho e dos ensinamentos que o homenageado faz questão de repassar aos profissionais que estão iniciando na área. Em seu pronunciamento, Miro destacou o início do trabalho na antiga TV Montes Claros, como motorista e depois cinegrafista. Lembrou do apoio do jornalista e empresário Américo Martins Filho que, vendo sua dedicação, incentivou a registrar a história de Montes Claros presenteando-o com uma câmera filmadora.
Miro, que ao longo dos anos registrou a evolução de Montes Claros, destacou que muitas imagens independentes de fatos e eventos, captadas por ele, foram exibidas por emissoras como na TV Manchete (atual Rede TV), Record, Globo e Bandeirantes. Miro destacou o apoio da família, principalmente de sua esposa Julita Teixeira de Souza, que participou da solenidade juntamente com o filho Viltomiro Júnior e os netos Thiago e Felipe.