[views count="1" print="0"]

Minas Gerais registra mais de 136 mil concluintes no exame

Minas Gerais registrou 136.196 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o que representa 84,49% do total desses alunos.

Minas Gerais registrou 136.196 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o que representa 84,49% do total desses alunos. A estimativa considera o número de 1.616.606 participantes que estão finalizando a etapa de ensino em 2024. Os dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados).

Ao todo, o Estado recebeu 393.007 inscrições, das quais as de participantes que já terminaram o ensino médio correspondem a 43,8% (172.370). Além disso, outras 85.604 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 1.890, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros). Dos participantes de Minas Gerais, 53,29% (209.436) são isentos da taxa de inscrição e 46,71% (183.571) a pagaram. As mulheres são maioria – equivalem a 61,93% (243.403) das inscrições, enquanto os homens representam 38,07% (149.604).

NORTE DE MINAS

Municípios do Norte de Minas onde serão aplicadas provas do Enem: Bocaiúva, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Espinosa, Francisco Sá, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Lontra, Manga, Monte Azul, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, São Francisco, São João do Paraíso, São Romão, Taiobeiras e Várzea da Palma.

ENEM

Instituído em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos. As notas do Enem podem ser usadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do governo federal.

O desempenho no Enem também é considerado para ingresso em instituições de educação superior de Portugal que têm acordo com o Inep. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior naquele país. Em dois dias, os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também devem redigir uma redação.

A política de acessibilidade e inclusão do Inep garante atendimento especializado com diversos recursos de acessibilidade, além do tratamento pelo nome social. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade (PPL).

Minas Gerais registrou 136.196 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o que representa 84,49% do total desses alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Iniciativa busca promover a alimentação saudável, conectando produtores, varejistas e consumidores com práticas de consumo consciente
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Redução nas cotações reflete enfraquecimento no mercado futuro e incertezas no setor pecuário
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba
Cadeia produtiva em alerta diante de perspectivas incertas para o próximo ano
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
O CANTOR montes-clarense Beto Guedes é uma das atrações da Festa do Pequi
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
CONCURSO dos Correios atraiu o interesse de mais de 19,1 mil candidatos na macrorregião de Montes Claros
Concurso dos Correios tem 19,1mil inscritos em Montes Claros
A entrega da premiação do concurso internacional foi feita na noite de sexta-feira
Lions premia alunos do cartaz sobre a paz
Prefeitura reafirma compromisso com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes
Montes Claros ganha certificado do Selo Unicef
O MONTES CLAROS VÔLEI espera um grande público no Ginásio Presidente Tancredo Neves neste sábado
SUPERLIGA DE VÔLEI B
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
ANPII Bio oferece curso online gratuito sobre fixação biológica de nitrogênio
CNJ trabalha para combater violência contra a mulher
Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção
Impacto das plantas daninhas na produção de carne e leite
Expansão internacional e impactos globais
Prefeitura vai repassar trezenovos ônibus para o Mocbus
AMM firma parceria com a Academia Vitorino e Mendonça para oferecer curso de Comunicação Governamental para prefeituras 
Alimentação fora de casa mais cara 
FIEMG participa de nova rodada de negociação sobre a NR&01 e celebra prazo de transição para empresas 
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran