O Lions Clube Montes Claros Sertanejo distribui mudas de árvores frutíferas e ornamentais na manhã de domingo (21), durante o Dia da Árvore, em evento na Praça Idalinda Alvarenga Lopes, no Bairro Clarindo Lopes, nas imediações da sede do clube, quando pediu uma reflexão sobre a importância do Norte de Minas lutar contra o desmatamento, usado para produzir carvão e que, como consequência, causou a seca, fenômeno climático comum na região.
O ambientalista e vereador Soter Magno, da ONG Ovive, associado do Lions, parabenizou o clube por promover este evento, lembrando que o importante é não esquecer a data. A presidente do clube, Tania Raquel Muniz reforçou a importância da data, numa época que o mundo discute as mudanças climáticas. A Assessora Distrital de Meio.
Ambiente do Lions, Catarina Durães Caldeira reforçou a importância do plantio de arvores neste momento em que o Brasil é foco do mundo na área ambiental.
Ainda em sua fala, Soter Magno lembrou que, atualmente, com 70 anos de idade, já plantou aproximadamente 35 mil árvores, sendo esta sua contribuição como ambientalista para as futuras gerações. Ele salientou, que o ato de plantar arvores, ajuda a transformar a terra em planeta azul e que o Norte de Minas foi muito afetado pelo desmatamento indiscriminado, para a produção de carvão, e isso gerou a escassez hídrica, com a seca, deixando várias famílias sem água, até mesmo para consumo humano. O morador José Antônio Barbosa, que mora no Clarindo Lopes, fez questão de participar do evento e agradeceu ao Lions pela iniciativa, pois, fará questão de plantar a muda de goiaba, no quintal da sua casa, como forma de dar sombra. Ele salientou que Montes Claros sofre com o forte sol de agosto a novembro, quando chega a um clima similar de deserto.
O Lions Sertanejo tem uma proposta ambiental de construir barragens tanques, que faz a retenção das águas das chuvas, para ser usada no período da seca. Esta é a tecnologia mais barata e prática existente no Brasil. São usadas pedras colocadas no leito dos córregos e rios. O Lions Sertanejo está concluindo a elaboração deste projeto, para propor a Fundação Lions a sua execução em Minas Gerais.