A I Feira Empreendedora da Escola Estadual Caio Martins aconteceu quarta-feira (22), como forma de incentivar e auxiliar a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, estimulando não só a criatividade para se organizar e criar empresas, produtos ou serviços, mas para colocar a mão na massa e desenvolver setores para trabalhar todas as etapas de produção até a comercialização do seu trabalho, aplicando assim conceitos multidisciplinares aprendidos em sala de aula.
Esta atividade educacional propôs que os alunos desempenhem um papel de liderança na formação de seu futuro, desenvolvendo suas habilidades e competências empreendedoras, demonstrando sua criatividade, capacidade de pensamento crítico e resolução criativa de problemas em vários contextos, como economia, administração e política.
O projeto Feira Empreendedora foi mais uma atividade que confirmou o compromisso da escola Caio Martins com o futuro de seus alunos oferecendo um cuidado que vai além das paredes da escola.
A feira contou com espaços onde cada equipe (sete) ficou responsável pelo seu stand de produtos e serviços diversificados. A proposta é fazer com que os alunos trabalhem desde a produção à comercialização, estimulando-os assim a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.
OBJETIVOS DO PROJETO – A I Feira Empreendedora da Escola Estadual Caio Martins, teve como objetivo trabalhar o tema em questão de forma prática, visando desenvolver o comportamento empreendedor, por meio da exposição em stands de vários segmentos de produtos e serviços.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS –
• Propôs reflexões para os alunos desenvolvam uma visão empreendedora em sua formação profissional;
• Promoveu a discussão e a utilização de novas tecnologias pelos estudantes; a interação entre: alunos, professores, empresários e comunidade local e geral; reflexões nos alunos, empresários e na comunidade sobre necessidade da formação do comportamento empreendedor para o desenvolvimento econômico; demonstrou que o ensino e os negócios são duas realidades indispensáveis para a releitura do empreendedorismo;
• Identificou oportunidades de inserção dos alunos no mercado profissional e de trabalho;
• Fomentar negócios e ampliar a rede de relacionamentos;
• Possibilitou mudanças empresariais positivas com responsabilidade social;
• Promoveu a reflexão sobre o uso de tecnologias para a inovação e empreendedorismo.
A Feira foi realizada na Avenida Alameda Coronel Manoel José de Almeida, s/n Barra, frente a escola. Acontecerá no dia 22/ 11/2023, às 19 h.
Teve exposição em stands de vários segmentos de produtos e serviços, fazendo a comercialização dos mesmos.
SOLICITAÇÃO – Contou com a parceria por parte da Escola/FUCAM para a concretização do evento proposto. Para isso, foram solicitadas da Escola/FUCAM:
• As 7 barracas da instituição, montadas na Avenida Alameda Coronel Manoel José de Almeida, s/n Barra, para que assim ocorressem as vendas de forma padronizadas e produtivas.
COORDENAÇÃO GERAL – Patrícia Mayara Leite Barboza – coordenadora dos Cursos Técnicos da Escola Estadual Caio Martins e apoio: direção e demais professores da E. E. Caio Martins.