[views count="1" print="0"]

HAT finaliza ciclo do RPH

O Hospital Aroldo Tourinho (HAT) concluiu, terça-feira (31/10), o segundo ciclo do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos

O Hospital Aroldo Tourinho (HAT) concluiu, terça-feira (31/10), o segundo ciclo do Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – RHP, oferecido e implementado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, de São Paulo, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS, do Ministério da Saúde.

O PROADI é uma forma alternativa dos hospitais filantrópicos, em parceria com outros hospitais de renome, reestruturarem seus processos através da transferência de experiências e da realização de projetos de educação e assistência especializados, voltados ao fortalecimento e à qualificação.

O RHP é uma iniciativa de intervenção e de instrumentalização em gestão de saúde que desenvolve ações para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais. O enfoque está na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo, consequentemente, para a padronização de rotina e a redução de riscos aos pacientes, aos familiares e aos trabalhadores.

A diretora de Qualidade e Inovação do Hospital Aroldo Tourinho, enfermeira Zilá Aparecida Soares Pereira, explica que “durante o segundo ciclo, uma equipe multidisciplinar composta por profissionais do HAOC e HAT concentrou esforços para implementar melhorias e otimizar os serviços prestados, culminando numa visita “in loco” para avaliação dos processos implantados no Pronto Socorro e Centro Cirúrgico”.

“As ações realizadas durante esse ciclo foram direcionadas para aprimorar a infraestrutura, capacitação de equipes, otimização de processos e a implementação de boas práticas na gestão hospitalar”, informa a diretora.

De acordo com a superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, “o encerramento desse ciclo é um marco importante na jornada de aprimoramento do hospital. Uma oportunidade ímpar de receber a consultoria da equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Uma mudança de cultura significativa para todos os gestores do hospital”.

“A mentoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz buscou não apenas implementar mudanças imediatas, mas também estabelecer bases sólidas para a sustentabilidade e evolução contínua. Essa parceria evidencia a importância da cooperação entre instituições de renome e órgãos governamentais para o avanço e aprimoramento da saúde nos hospitais filantrópicos”, fala a superintendente.

A visita de avaliação foi realizada pelas representantes do HAOC, a médica Ana Lúcia Acquesta, a farmacêutica Mariana de Sousa Lima e a enfermeira Isabelle Lauria Viel.

“Durante a avaliação diagnóstica evidenciamos que aqui houve uma elevação da cultura de segurança do paciente, boas práticas e que processos foram implantados, seja da parte da equipe de enfermagem, seja da parte da equipe médica e de toda a equipe de apoio”, disse a médica Ana Lúcia Acquesta – referência técnica do RHP.

“Temos muito carinho pelo Aroldo Tourinho e saímos daqui com muita gratidão, muito felizes pelos resultados alcançados. Até mesmo porque temos o foco principal que é o paciente”, diz a médica.

HAT finaliza ciclo do RPH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Projeto defende mais apoio às famílias
Projeto defende mais apoio às famílias
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Casos de dengue aumentam 96,52%
Casos de dengue aumentam 96,52%
Escolas realizam ações de combate à dengue
Escolas realizam ações de combate à dengue
Dados do CCZ apontam que foram capturados 27 morcegos portadores do vírus da raiva
Assembleia espera sensibilizar a população sobre Doenças Raras
Casos de dengue disparam e CCZ fará outro mutirão neste sábado
Projeto prevê obrigatoriedade de mamógrafo em municípios
Proposta cria programa para monitorar saúde e prevenir doença em idosos
Secretário e coordenador de Saúde explicam que município passa por momento atípicos de casos
Minas Gerais abre inscrições para curso de Trabalho e Saúde Mental
Publicados avisos de licitação para construção de duas UPAs
BANNER 2
Escola supera marca de quase 700 mil certificações
Jovem preso com drogas em Janaúba
PC conclui inquérito sobre desvio de verbas públicas
Acusado de matar jovem no dia do aniversário pega 16 anos de prisão
Jovem baleado pula muro de casa e é socorrido por populares