[views count="1" print="0"]

Governo libera recursos para o Bolsa Reciclagem

Governo libera recursos para o Bolsa Reciclagem

O Governo de Minas realiza, nesta semana, o pagamento referente ao segundo trimestre de 2024 do Programa Bolsa Reciclagem. O repasse de R$ 875 mil reais será destinado a 72 associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis vinculados ao programa, mantido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O repasse trará benefícios diretos a 1.421 catadores de todas as regiões do estado.

O Bolsa Reciclagem é uma iniciativa de pagamento por serviços ambientais pioneira no Brasil. Além de garantir o desenvolvimento sustentável, por meio da gestão adequada de resíduos sólidos, o benefício proporciona melhoria das condições sociais e econômicas das pessoas que trabalham com a coleta seletiva no estado.

“O Pagamento por Serviços Ambientais é uma das políticas públicas de gestão ambiental mais eficientes disponíveis. Nesse sentido, unimos esforços para garantir a operação regular do Bolsa Reciclagem, que além de incentivar a reintrodução de materiais recicláveis em processos produtivos e reduzir a utilização de recursos naturais e insumos energéticos, proporciona a inclusão social de catadores de materiais recicláveis”, ressalta Alice Libânia, Superintendente de Resíduos da Semad.

O programa conta, atualmente, com 175 empreendimentos cadastrados em 55 municípios mineiros. O valor total de recurso repassado para o programa Bolsa Reciclagem no ano de 2024, até o momento, foi de mais de R$ 2,6 milhões. No segundo trimestre de 2024 foram processados, aproximadamente, 970.584 toneladas de metal, 5.912,586 mil toneladas de papel, 2.427,451 mil toneladas de plástico e 1.974,456 mil toneladas de vidro comercializados por todas as associações e cooperativas participantes do trimestre.

RECICLANDO DIGNIDADE – Na última semana, o Governo de Minas participou do lançamento do projeto Reciclando Dignidade, iniciativa que pretende promover a inclusão previdenciária de catadores de materiais recicláveis no estado, estabelecendo uma ponte entre sustentabilidade ambiental e justiça social.

O projeto, idealizado pelo Serviço Social Autônomo (Servas), com contribuição técnica da Semad e financiamento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), busca garantir que esses trabalhadores tenham acesso a direitos como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, licença maternidade, pensão por morte, entre outros.

BOLSA RECICLAGEM – O Bolsa Reciclagem é uma iniciativa pioneira no Brasil, concedendo incentivo financeiro trimestral para associações e cooperativas de materiais recicláveis, tendo como objetivo incentivar a reintrodução de materiais recicláveis em processos produtivos e reduzir a utilização de recursos naturais e insumos energéticos. O incentivo proporciona, ainda, a inclusão social de catadores de materiais recicláveis.

Governo libera recursos para o Bolsa Reciclagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
CORAÇÃO DE JESUS
Credinor patrocina Vaquejada de Coração
divulgacao (2)
Copasa conquista prêmio nacional de ESG
© Torvim/stock.adobe.com
Anvisa determina recolhimento de produtos da Ypê após identificar falhas na fabricação
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
TCE-MG reforça exigência de ouvidorias em evento na Amams
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Roda aberta de capoeira será realizada dias 2 e 4
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Diabinho da garrafa tem filme em Coração de Jesus
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
Sudene participa do 9 º Congresso da Amupe
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
Maus-tratos poderão ter sistema nacional
Feira Brasil na mesa começa hoje
Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras 
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha