[views count="1" print="0"]

Governo capacita defesas civis municipais

Cerca de cem coordenadores municipais de defesa civil participaram de curso promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) para identificação de áreas de risco no período chuvoso deste final de ano e início de 2024.

Cerca de cem coordenadores municipais de defesa civil participaram de curso promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) para identificação de áreas de risco no período chuvoso deste final de ano e início de 2024. A capacitação, realizada em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), busca qualificar esses gestores para gerenciar, de forma eficiente e segura, situações de emergência e desastres naturais.

As aulas virtuais tiveram início em 16/8, mas nessa quarta-feira os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática, na cidade de Ouro Preto, na região Central do estado, todo conhecimento adquirido ao longo desse período. Os cem coordenadores municipais realizaram dois exercícios práticos, um de patologia em edificações e outro de delimitação e mapeamento de área de risco.

Stefania da Silva Mota, tenente da Diretoria de Educação em Proteção e Defesa Civil, acredita que a combinação de aprendizagem teórica com as experiências práticas vai enriquecer significativamente a formação dos participantes. “Estamos comprometidos em oferecer uma experiência de aprendizado abrangente e eficaz para todos os envolvidos neste curso, a fim de melhor preparar coordenadores municipais para lidar com situações de proteção e defesa civil de forma eficaz e segura”, explica.

Em janeiro deste ano, quando ocorreu o deslizamento de terra sobre uma residência em Santa Luzia, na Grande BH, e um idoso perdeu a vida, Lorena Elen da Silva Borges, coordenadora municipal de Defesa Civil do município, foi uma das primeiras a chegar. “Assim que recebi a solicitação, nos deslocamos imediatamente para lá, sendo o primeiro órgão de emergência a chegar ao local, onde entramos no imóvel com cautela. Essa cena me marcou fortemente”, lembra Lorena Elen, acrescentando que no dia 8/1, representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o governador Romeu Zema estiveram presentes no local e se prontificaram a prestar toda assistência ao município.

Para Lorena Elen, o curso tem aprimorado os seus conhecimentos na área de defesa civil, sendo de suma importância para o desenvolvimento das atividades à frente da coordenadoria municipal. “Com 75 setores de risco, Santa Luzia ganha na melhor gestão do risco nessas áreas, assim como a população, que tem a diminuição dos impactos que podem ser causados pelas chuvas, além da melhora dos atendimentos e no gerenciamento de crise”.

PARCERIA – Segundo a Defesa Civil Estadual, a união entre as instituições foi essencial para garantir um curso coeso, didático e profundo, que capacitasse os coordenadores municipais dos temas mais básicos aos mais avançados referentes à proteção e defesa civil.

Para Anselmo Pedrazzi, geólogo do SGB, esse curso é um retorno direto à sociedade, pois a capacitação dos servidores leva a uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. “Foram realizadas aulas com os temas cartografia de área de risco geológico, obras de intervenção, os conceitos fundamentais, movimentos gravitacionais de massa, processos erosivos e processos hidrológicos. Na aula prática realizada em Ouro Preto, os alunos conseguiram aplicar os conhecimentos aprendidos, tirar dúvidas e viver na realidade quais são os problemas enfrentados no mapeamento de risco geológico”, afirmou.

PREVENÇÃO E INVESTIMENTOS – Além do curso promovido em parceria com a Uemg e o SGB, a Defesa Civil Estadual tem investido em outras capacitações. O curso do 1º Interventor em Proteção e Defesa Civil acontece em Regiões da Polícia Militar (RPM) espalhadas no estado. Ele tem como objetivo compartilhar conhecimentos e capacitar policiais militares para atuarem em ocorrências referentes às ações e proteção de defesa civil, seguindo critérios que garantam a preservação das vidas dos envolvidos.

Já o ‘Seminário de Preparação para o período chuvoso’, que está previsto para acontecer no início de outubro, busca preparar e orientar os municípios para o enfrentamento desse período da forma mais intensa. Ao longo de 2023, a Defesa Civil Estadual distribuiu também 15 kits contendo uma viatura 4×4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos aos municípios. Os equipamentos serviram para complementar os outros 497 distribuídos ao longo de 2022.

Governo capacita defesas civis municipais
A capacitação busca qualificar esses gestores para gerenciar, de forma eficiente e segura, situações de emergência e desastres naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Salas Mineiras e pontos parceiros receberam a premiação nas categorias Ouro, Prata e Bronze
Rede Aqui tem SEBRAE reconhece 33 cidades
Iniciativa busca promover a alimentação saudável, conectando produtores, varejistas e consumidores com práticas de consumo consciente
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Redução nas cotações reflete enfraquecimento no mercado futuro e incertezas no setor pecuário
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba
Cadeia produtiva em alerta diante de perspectivas incertas para o próximo ano
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
O CANTOR montes-clarense Beto Guedes é uma das atrações da Festa do Pequi
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
CONCURSO dos Correios atraiu o interesse de mais de 19,1 mil candidatos na macrorregião de Montes Claros
Concurso dos Correios tem 19,1mil inscritos em Montes Claros
A entrega da premiação do concurso internacional foi feita na noite de sexta-feira
Lions premia alunos do cartaz sobre a paz
Prefeitura reafirma compromisso com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes
Montes Claros ganha certificado do Selo Unicef
SAMU concede reajuste salarial para socorristas
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
ANPII Bio oferece curso online gratuito sobre fixação biológica de nitrogênio
CNJ trabalha para combater violência contra a mulher
Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção
Impacto das plantas daninhas na produção de carne e leite
Expansão internacional e impactos globais
Multinacional anuncia expansão no Sul 
Samu de Minas com déficit de 56,8 mi 
Mais acesso ao saneamento: Arsae&MG quer ouvir a população sobre soluções alternativas como poços e fossas 
Ipatinga investe 68 milhões no transporte 
Projeto Araxá projeta 200 empregos