LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Governo capacita defesas civis municipais

Cerca de cem coordenadores municipais de defesa civil participaram de curso promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) para identificação de áreas de risco no período chuvoso deste final de ano e início de 2024.

Cerca de cem coordenadores municipais de defesa civil participaram de curso promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) para identificação de áreas de risco no período chuvoso deste final de ano e início de 2024. A capacitação, realizada em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB), busca qualificar esses gestores para gerenciar, de forma eficiente e segura, situações de emergência e desastres naturais.

As aulas virtuais tiveram início em 16/8, mas nessa quarta-feira os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática, na cidade de Ouro Preto, na região Central do estado, todo conhecimento adquirido ao longo desse período. Os cem coordenadores municipais realizaram dois exercícios práticos, um de patologia em edificações e outro de delimitação e mapeamento de área de risco.

Stefania da Silva Mota, tenente da Diretoria de Educação em Proteção e Defesa Civil, acredita que a combinação de aprendizagem teórica com as experiências práticas vai enriquecer significativamente a formação dos participantes. “Estamos comprometidos em oferecer uma experiência de aprendizado abrangente e eficaz para todos os envolvidos neste curso, a fim de melhor preparar coordenadores municipais para lidar com situações de proteção e defesa civil de forma eficaz e segura”, explica.

Em janeiro deste ano, quando ocorreu o deslizamento de terra sobre uma residência em Santa Luzia, na Grande BH, e um idoso perdeu a vida, Lorena Elen da Silva Borges, coordenadora municipal de Defesa Civil do município, foi uma das primeiras a chegar. “Assim que recebi a solicitação, nos deslocamos imediatamente para lá, sendo o primeiro órgão de emergência a chegar ao local, onde entramos no imóvel com cautela. Essa cena me marcou fortemente”, lembra Lorena Elen, acrescentando que no dia 8/1, representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o governador Romeu Zema estiveram presentes no local e se prontificaram a prestar toda assistência ao município.

Para Lorena Elen, o curso tem aprimorado os seus conhecimentos na área de defesa civil, sendo de suma importância para o desenvolvimento das atividades à frente da coordenadoria municipal. “Com 75 setores de risco, Santa Luzia ganha na melhor gestão do risco nessas áreas, assim como a população, que tem a diminuição dos impactos que podem ser causados pelas chuvas, além da melhora dos atendimentos e no gerenciamento de crise”.

PARCERIA – Segundo a Defesa Civil Estadual, a união entre as instituições foi essencial para garantir um curso coeso, didático e profundo, que capacitasse os coordenadores municipais dos temas mais básicos aos mais avançados referentes à proteção e defesa civil.

Para Anselmo Pedrazzi, geólogo do SGB, esse curso é um retorno direto à sociedade, pois a capacitação dos servidores leva a uma melhoria na qualidade dos serviços prestados à população. “Foram realizadas aulas com os temas cartografia de área de risco geológico, obras de intervenção, os conceitos fundamentais, movimentos gravitacionais de massa, processos erosivos e processos hidrológicos. Na aula prática realizada em Ouro Preto, os alunos conseguiram aplicar os conhecimentos aprendidos, tirar dúvidas e viver na realidade quais são os problemas enfrentados no mapeamento de risco geológico”, afirmou.

PREVENÇÃO E INVESTIMENTOS – Além do curso promovido em parceria com a Uemg e o SGB, a Defesa Civil Estadual tem investido em outras capacitações. O curso do 1º Interventor em Proteção e Defesa Civil acontece em Regiões da Polícia Militar (RPM) espalhadas no estado. Ele tem como objetivo compartilhar conhecimentos e capacitar policiais militares para atuarem em ocorrências referentes às ações e proteção de defesa civil, seguindo critérios que garantam a preservação das vidas dos envolvidos.

Já o ‘Seminário de Preparação para o período chuvoso’, que está previsto para acontecer no início de outubro, busca preparar e orientar os municípios para o enfrentamento desse período da forma mais intensa. Ao longo de 2023, a Defesa Civil Estadual distribuiu também 15 kits contendo uma viatura 4×4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos aos municípios. Os equipamentos serviram para complementar os outros 497 distribuídos ao longo de 2022.

Governo capacita defesas civis municipais
A capacitação busca qualificar esses gestores para gerenciar, de forma eficiente e segura, situações de emergência e desastres naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

VELÓRIO SÃO GERALDO
Parceria garante revitalização de velório
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Município ganha mais 3,7 mil "filhos"
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Estado promove primeiro Seminário Mineiro de Irrigação
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Agência Móvel da Copasa chega ao Bairro Maracanã na segunda
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Uso de óleo de cannabis pauta debate
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Projeto incentiva aquisição de sistemas de energia solar
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Copasa fará licitação em busca de soluções na área de saneamento
Prazo já começou para declaração do ITR
Prazo já começou para declaração do ITR
Realizado encontro da Juventude Rural na região
Aprovada continuidade de licitação do setor elétrico
Sine disponibiliza 125 vagas de empregos em Montes Claros
Ação busca garantir vagas para pessoas com deficiência
Dnocs atua na garantia de direitos e respeito à diversidade
Governo esclarece regras para convocação de deficientes
Tratores compactos facilitam manobras em parreiras estreitas
Agentes do algodão focam no cumprimento de contratos
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias