[views count="1" print="0"]

Governador de Minas Gerais promove mudança na equipe

Após cinco anos à frente da Secretaria de Estado de Fazenda (SES/MG), Gustavo Barbosa teve sua saída da pasta confirmada oficialmente nessa terça-feira.

Após cinco anos à frente da Secretaria de Estado de Fazenda (SES/MG), Gustavo Barbosa teve sua saída da pasta confirmada oficialmente nessa terça-feira. A exoneração, a pedido, consta na edição do Diário Oficial da União. O governador Romeu Zema, do Novo, agradeceu pela dedicação no cargo e o trabalho fundamental do secretário, principalmente na solução para o pagamento dos salários dos servidores do Executivo em dia, em 2021, após seis anos em atraso e parcelamento.

“Barbosa esteve como secretário desde o primeiro dia do meu governo, em 2019. Foi um dos primeiros secretários a serem convidados e confirmados. Aceitou um desafio muito complicado, de iniciar o reequilíbrio das contas públicas em um momento crítico de Minas Gerais, e demonstrou que, com seriedade e trabalho incansável, é possível fazer uma gestão mais eficiente dos recursos”, ressaltou o governador.

“Foi a maior conquista saber que quase 600 mil famílias iriam voltar a ter os seus salários pagos de forma correta. Aí alguém pode falar que não fizemos mais do que a obrigação. Eu concordo. Uma obrigação que não era feita”, observou Gustavo Barbosa. O vice-governador Professor Mateus também destacou a atuação do agora ex-secretário em diferentes ocasiões e citou o legado deixado.

“Barbosa conduziu a negociação com os bancos para tirar os nomes dos servidores do SPC/Serasa, onde tinham ido parar por conta de retenção dos empréstimos consignados do governo anterior sem pagamento aos bancos. Sou muito grato pelo trabalho dele, pessoa que conhece de finanças e se dispôs a dedicar esses cinco anos na condução dos interesses do povo mineiro na Secretaria de Fazenda. O que ele fez por Minas Gerais vai render ainda resultados positivos por muitos anos”, pontuou.

Gustavo Barbosa continuará no Governo de Minas Gerais, atuando como assessor do governador e do vice-governador para assuntos estratégicos. “É com muito orgulho de ter feito o meu melhor que, hoje, me despeço da minha função de secretário de Fazenda do meu estado. Foram mais de cinco anos dedicados a melhorar as finanças de Minas Gerais, compreendendo a situação de cada linha de despesa e de cada linha de receita, sempre tentando fazer com que elas se equilibrassem no final”, comentou o agora ex-secretário.

HISTÓRICO – Natural de Uberaba, Gustavo de Oliveira Barbosa, de 59 anos, assumiu a Secretaria de Fazenda em janeiro de 2019, no primeiro dia do primeiro mandato do governador Romeu Zema, do Novo. Enfrentou uma série de problemas financeiros herdados do governo anterior, tais como: parcelamento de salários; não pagamento do 13º e das férias-prêmio dos servidores; fornecedores sem receber; bilhões de reais em restos a pagar, 853 municípios mineiros sem repasses do ICMS e do Fundeb; depósitos judiciais; consignados debitados do contracheque, mas não repassados aos bancos, dentre outros.

Formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Gestão Executiva de Fundos de Pensão, Gustavo Barbosa é servidor de carreira da Caixa Econômica Federal e, entre julho de 2016 e fevereiro de 2018, também foi secretário de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro. O Governo de Minas informa que o cargo de secretário de Estado de Fazenda será ocupado por Luiz Claudio Gomes, atual secretário adjunto da pasta.

Governador de Minas Gerais promove mudança na equipe
Gustavo Barbosa foi exonerado da Secretaria de Fazenda pelo governador Romeu Zema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251