Projeto Jequitaí será licitado na Bolsa de Valores

Deputado vê projeto estratégico para o Norte de Minas, com estima de gerar 100 mil empregos

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza, nesta sexta-feira (1º/03/24), às 14h, na B3 (Bolsa de Valores), em São Paulo (SP), o leilão do esperado Projeto Hidroagrícola Jequitaí, antiga e fundamental demanda de toda a população do Norte de Minas. Quando for concluída a sua implantação, estima-se que o empreendimento gere cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos e produza 350 mil toneladas de alimentos em área irrigada (especialmente fruticultura).

“Momento para mim de grande alegria, ao ver atendidas as minhas solicitações, graças ao empenho e apoio do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, a quem agradeço e que engrandece a política mineira e nacional. Teremos os recursos necessários para retomada e conclusão das obras, iniciadas durante meu período como secretário de Estado da Sedinor-MG, na gestão do então governador Antônio Anastasia”, declarou o deputado Gil Pereira, do PSD, ao comemorar a boa notícia e destacar “a importância de se acreditar e persistir em um objetivo, mesmo diante da natural descrença de tanta gente”.

Além de Gil Pereira, presidente da Comissão de Minas e Energia, da Assembleia Legislativa, estarão presentes ao evento os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o senador Rodrigo Pacheco e o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

CONCESSÃO – O Projeto Jequitaí também possibilitará a reservação de água para abastecimento de até 19 municípios da região. Além disso, viabilizará área irrigada de 23,7 mil hectares. A expectativa é de que os investimentos atinjam total de R$ 1,5 bilhão. “Sonhado há décadas, provocará impacto social e econômico inédito na nossa região, gerando desenvolvimento em alta escala e equacionando o problema da falta de água, com a implantação de barragem de usos múltiplos no rio Jequitaí”, explicou Gil Pereira.

A concessão do projeto está sendo realizada pela Codevasf, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Casa Civil. Entre as suas principais finalidades, destacam-se: o abastecimento humano; a agricultura irrigada; a regularização de vazões e o controle de cheias; a piscicultura; o turismo; e o potencial de geração de energia elétrica.

DEMANDA HISTÓRICA – Demanda histórica da população norte-mineira, o convênio para sua implantação foi celebrado no dia 12/5/2011, com o Ministério da Integração Nacional, durante a gestão do deputado Gil Pereira como secretário de Estado da Sedinor, quando também foram iniciadas as obras (07/02/2013).

Faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Pertencente à bacia, garantirá o lançamento de 34 m³/s de água no rio, volume superior ao que foi necessário à transposição: 26 m³/s.

Projeto Jequitaí será licitado na Bolsa de Valores
Ministro Waldez Góes, deputado Gil Pereira e ministro Alexandres Silveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Emenda que amplia salário será votada
Emenda que amplia salário será votada
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Presidente da Amams é homenageado pela AMM
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Prefeitura entrega certidões de regularização fundiária urbana
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Governo aumenta reajuste salarial para 4,62%
Cidade terá programa Governança Corporativa
Cidade terá programa Governança Corporativa
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Projeto prevê proteção à mulher vítima de violência
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Montes-clarense assume o TSE pela segunda vez
Prefeitura presta contas na Câmara
Prefeitura presta contas na Câmara
Zema exalta posse de montes-clarense no TSE
Congresso destaca apoio do Governo às prefeituras
Estado apresenta soluções inovadoras para municípios
Vereadores pedem fim do lixão no bairro Canelas
Deputada do PL vai assumir Secretaria no governo Zema
TRE trabalha com foco nas eleições municipais
Último FPM de maio tem aumento de 20%
Deputados aprovam revisão dos salários para servidores
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste