[views count="1" print="0"]

Furgão movido a energia solar oferece cinema de graça em Janaúba

‘CineSolar’ estará na cidade norte-mineira, entre 30 de outubro e 3 de novembro, com o apoio das empresas de energia Atlas Renewable Energy e Elera Renováveis

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar fotovoltaica do país, estará em Janaúba (MG), entre 30 de outubro (quarta-feira) e 3 de novembro (domingo). Na telona serão exibidos curtas-metragens e os filmes “WALL-E” e “Estrelas Além do Tempo”.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

“Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. Além disso, ir ao cinema é um programa caro para as famílias que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Neste contexto, o CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. Afinal, assistir a filmes com os amigos é muito mais legal. E, no primeiro cinema do Brasil que funciona com energia limpa e renovável, é melhor ainda”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O circuito do final de outubro tem patrocínio da Atlas Renewable Energy. Já as sessões do início de novembro são patrocinadas pela Elera Renováveis. Ambas as empresas são do setor de energia renovável e possuem ativos na região.

Para a coordenadora social da Atlas Renewable Energy no Brasil, Maria Alice Santos, a iniciativa está ligada diretamente aos valores da companhia, em promover a transformação social nas regiões onde atua.

“Acreditamos que a energia renovável também deve ter um impacto social positivo nas comunidades. Incluímos o CineSolar nas atividades dos nossos programas sociais pois acreditamos que é uma forma de levar cultura, diversão e conhecimento para essas regiões, mostrando que sustentabilidade e inovação podem andar de mãos dadas”, destaca a coordenadora.

“Promover uma ação cultural tão importante em uma região que abriga o maior complexo solar do Hemisfério Sul, o Complexo Solar Janaúba, é algo que nos enche de orgulho. O CineSolar fortalece esse impacto ao levar cultura acessível e sustentável para a comunidade, conectando a energia renovável com a educação. Em locais como Janaúba e o distrito de Quem-Quem, projetos como esse entretêm, educam e inspiram novas gerações a olhar para o futuro,” ressalta Tatiana Marques, diretora de Licenciamento Ambiental da Elera Renováveis.

Na telona, por meio de uma parceria entre o CineSolar e o Midiativa (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes), serão exibidos dois curtas do SFF Brasil (Festival de Filmes de Ciência), considerado o maior festival de cinema científico do mundo, com a participação de 22 países. Sua 6ª edição no Brasil, de outubro a dezembro, tem como tema “NET Zero e a Economia Circular”, ressaltando o papel fundamental desempenhado pelo conceito de emissões zero e economia circular no combate aos desafios impostos pelas crises climáticas.

Com ações em conjunto com a UNESCO no Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Além disso, colabora na iniciativa #EDUCASTEM2030, realizada de forma pioneira no país para a mobilização de meninas e mulheres

nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática). O CineSolar proporciona à comunidade acesso a filmes relacionados às temáticas e debate nas sessões de cinema, tendo alcançado mais de 5 mil estudantes em nove estados.

“A UNESCO considera fundamental promover o acesso das meninas e das mulheres às carreiras científicas. O projeto #EDUCASTEM2030 busca combater a exclusão de meninas e mulheres nas áreas de STEM para construir um futuro mais democrático, justo e sustentável. A parceria com o CineSolar é essencial para levar conteúdo de qualidade, por meio do audiovisual, para populações com dificuldades de acesso à cultura e, ao mesmo tempo, promover a educação nas áreas de STEM”, afirma a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

PROGRAMAÇÃO

Data: Quinta-feira (31/10)

 Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens

19h – 2ª sessão: curtas-metragens Entrada: livre – não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Praça do Triângulo – Padre Eustáquio

Local em caso de chuva: Escola Estadual Barão de Gorutuba – Rua Barão do Rio Branco, 1.120 – Padre Eustáquio

Sessões de Cinema – Elera Renováveis

Data: Sexta-feira (1º/11)

Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens

19h – 2ª sessão: animação “WALL-E” Entrada: livre – não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Praça do Quem- -Quem – Rua Rio Verde – Distrito de Quem-Quem

Data: Domingo (03/11)

Horários: 18h – 1ª sessão: curtas-metragens

‘CineSolar’ estará na cidade norte-mineira, entre 30 de outubro e 3 de novembro, com o apoio das empresas de energia Atlas Renewable Energy e Elera Renováveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Iniciativa busca promover a alimentação saudável, conectando produtores, varejistas e consumidores com práticas de consumo consciente
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Redução nas cotações reflete enfraquecimento no mercado futuro e incertezas no setor pecuário
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba
Cadeia produtiva em alerta diante de perspectivas incertas para o próximo ano
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
O CANTOR montes-clarense Beto Guedes é uma das atrações da Festa do Pequi
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
CONCURSO dos Correios atraiu o interesse de mais de 19,1 mil candidatos na macrorregião de Montes Claros
Concurso dos Correios tem 19,1mil inscritos em Montes Claros
A entrega da premiação do concurso internacional foi feita na noite de sexta-feira
Lions premia alunos do cartaz sobre a paz
Prefeitura reafirma compromisso com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes
Montes Claros ganha certificado do Selo Unicef
O MONTES CLAROS VÔLEI espera um grande público no Ginásio Presidente Tancredo Neves neste sábado
SUPERLIGA DE VÔLEI B
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
ANPII Bio oferece curso online gratuito sobre fixação biológica de nitrogênio
CNJ trabalha para combater violência contra a mulher
Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção
Impacto das plantas daninhas na produção de carne e leite
Expansão internacional e impactos globais
Prefeitura vai repassar trezenovos ônibus para o Mocbus
Semana de muitas obras na BR&381 
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba