[views count="1" print="0"]

Fórum e Congresso de Educação Digital movimentam a Unimontes

A Universidade Estadual de Montes Claros abriu, na tarde de terça-feira (24/10), o 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG)

A Universidade Estadual de Montes Claros abriu, na tarde de terça-feira (24/10), o 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) que, neste ano, acontece dentro do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “Educação Digital: Transformando Pessoas e Lugares”, presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, na quadra 1 do campus-sede. Ele destacou a importância do Fórum na história da Unimontes.

“É com muita honra que falo sobre a 17ª edição do FEPEG, que agora faz parte do Congresso Internacional da Universidade. Acompanhei desde as primeiras edições e quero agradecer a todos que participaram e não mediram esforços para que ele se tornasse um sucesso nesses 17 anos”, destacou o reitor Wagner de Paulo Santiago.

Após a abertura, foi realizada uma mesa redonda do FEPEG: A Certificação de Saberes e Competências Profissionais com o professor convidado da Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Paulo Roberto Wollinger e as professoras e moderadoras Ana Monique Gomes Brito do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPTUnimontes), e a assessora da reitoria, Jussara Maria de Carvalho Guimarães.

O professor Paulo Wollinger elogiou Montes Claros e sua culinária. “Não conhecia o Norte de Minas. Conhecia Belo Horizonte, um pouco o sul de Minas, mas estou surpreso com Montes Claros, uma cidade bonita, agradável, um clima gostoso, pra quem vem do frio do sul”, disse. O professor falou que é eletricista por essência e que hoje trabalha com a formação de professores para a educação profissional e sobre algumas questões da educação profissional no âmbito da educação geral, principalmente a certificação de competências profissionais.

Professor Paulo Wollinger ressaltou ainda que “Minas Gerais é o primeiro Estado que aprovou uma regulamentação do Conselho de Trabalho da Educação (CTE) sobre a certificação de competências profissionais, o que é um exemplo orgulhoso para o Brasil”.

O evento é direcionado aos alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral da Unimontes e das demais instituições de ensino superior. O 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) prossegue até esta sexta-feira (27/10, de forma híbrida em Montes Claros e nos demais campi da Universidade.

A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros como comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária e visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município.

PALESTRANTE

Paulo Wollinger possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciatura Para Educação Profissional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialização em Gestão Educacional pela Oklahoma State University – EUA, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. É professor da Educação Profissional no Instituto Federal de Santa Catarina. Participou da construção dos Catálogos Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia e Cursos Técnicos. Foi coordenadorgeral de Regulação da Educação Tecnológica (Setec-MEC), diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Sesu-MEC. Foi diretor de ensino e pró-reitor de Ensino Substituto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Coordena o Projeto Oficinas do Re-Saber.

Fórum e Congresso de Educação Digital movimentam a Unimontes
O PALESTRANTE, professor Paulo Wollinger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Captura de tela 2025-06-26 181946
Estudantes de seis países e 21 Estados fizeram provas do Paes
Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Azeite mineiro é 3º melhor do mundo 
Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais 
Preço do leite cai em Minas 
Fraude em Câmaras de 12 cidades 
Brasil aposta na responsabilidade social para liderar a cadeia global do lítio