A Universidade Estadual de Montes Claros abriu, na tarde de terça-feira (24/10), o 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) que, neste ano, acontece dentro do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “Educação Digital: Transformando Pessoas e Lugares”, presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, na quadra 1 do campus-sede. Ele destacou a importância do Fórum na história da Unimontes.
“É com muita honra que falo sobre a 17ª edição do FEPEG, que agora faz parte do Congresso Internacional da Universidade. Acompanhei desde as primeiras edições e quero agradecer a todos que participaram e não mediram esforços para que ele se tornasse um sucesso nesses 17 anos”, destacou o reitor Wagner de Paulo Santiago.
Após a abertura, foi realizada uma mesa redonda do FEPEG: A Certificação de Saberes e Competências Profissionais com o professor convidado da Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Paulo Roberto Wollinger e as professoras e moderadoras Ana Monique Gomes Brito do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPTUnimontes), e a assessora da reitoria, Jussara Maria de Carvalho Guimarães.
O professor Paulo Wollinger elogiou Montes Claros e sua culinária. “Não conhecia o Norte de Minas. Conhecia Belo Horizonte, um pouco o sul de Minas, mas estou surpreso com Montes Claros, uma cidade bonita, agradável, um clima gostoso, pra quem vem do frio do sul”, disse. O professor falou que é eletricista por essência e que hoje trabalha com a formação de professores para a educação profissional e sobre algumas questões da educação profissional no âmbito da educação geral, principalmente a certificação de competências profissionais.
Professor Paulo Wollinger ressaltou ainda que “Minas Gerais é o primeiro Estado que aprovou uma regulamentação do Conselho de Trabalho da Educação (CTE) sobre a certificação de competências profissionais, o que é um exemplo orgulhoso para o Brasil”.
O evento é direcionado aos alunos de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica em geral da Unimontes e das demais instituições de ensino superior. O 17º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG) prossegue até esta sexta-feira (27/10, de forma híbrida em Montes Claros e nos demais campi da Universidade.
A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros como comunidades tradicionais, com a realização de uma feira da economia popular solidária e visitas guiadas para estudantes das escolas fundamentais do município.
PALESTRANTE
Paulo Wollinger possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Licenciatura Para Educação Profissional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Especialização em Gestão Educacional pela Oklahoma State University – EUA, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. É professor da Educação Profissional no Instituto Federal de Santa Catarina. Participou da construção dos Catálogos Nacionais dos Cursos Superiores de Tecnologia e Cursos Técnicos. Foi coordenadorgeral de Regulação da Educação Tecnológica (Setec-MEC), diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Sesu-MEC. Foi diretor de ensino e pró-reitor de Ensino Substituto do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Coordena o Projeto Oficinas do Re-Saber.