As chuvas podem estar de volta a Montes Claros, mas com previsão de volumes aquém dos esperados para esta Primavera marcada pela ação do El Niño e altas temperaturas. Até sábado (28/10), o município poderá receber 30mm de precipitações, contando os 5mm esperados para essa quarta-feira. Entretanto, a população deverá continuar sofrendo o calorão e baixos índices de umidade relativa do ar.
O clima de deserto, com baixos volumes de chuvas, deverá predominar nos últimos dias de outubro e a primeira semana de novembro. Nesta quinta-feira, há possibilidade de Montes Claros receber 10mm de chuvas, com temperatura máxima de 33ºC, mínima de 24º e umidade relativa do ar oscilando entre 25% e 50%. Nesses dias, o Sol deve surgir no horizonte da cidade por volta de 5h20 e se pôr em torno de 17h58.
Para esta sexta-feira, previsão de 15mm de chuvas para Montes Claros, com temperatura máxima de 31ºC, mínima de 24ºC e umidade do ar entre 30% e 70%. No sábado, há possibilidade de o município receber 5mm de precipitações, com máxima de 34ºC, mínima de 24ºC e umidade relativa do ar entre 23% e 79%. Por volta das 17h24, a Lua Cheia deve dar o ar da graça.
A partir de domingo, o calorão deverá aumentar novamente em Montes Claros, com a cidade podendo registrar temperatura de até 38ºC e índices de umidade relativa do ar de 18%. Há previsão de baixos volumes de chuvas para o dia 31 de outubro e 1º de novembro. Porém, para o dia 2, feriado de Finados, que no passado era marcado por “invernadas”, com muita chuva, não há previsão de chuvas, que deverão voltar a partir do dia seguinte, com razoáveis volumes.
SUDESTE
Nesses dias, o ar seco e quente deve predominar sobre o Sudeste do País, principalmente no Espírito Santo, norte do Rio De Janeiro, na Grande Belo Horizonte e em todo o Centro, Oeste, Norte e Leste de Minas Gerais. No centro e sul do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e no estado de São Paulo, o sol deve aparecer forte, com calor e ocorrência de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade em áreas do interior paulista.