Os doze clubes que vão participar do Campeonato Mineiro Módulo I de 2024 se reuniram, na manhã dessa terça-feira, para definir as regras do campeonato. A fórmula de 2023 foi mantida, sendo assim, a primeira fase continuará sendo com três grupos e a final com jogo de ida e volta. A competição começará no dia 24 de janeiro e tem a final prevista para o primeiro fim de semana de abril. América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro serão cabeças de chave. Veja os grupos:
A: Cruzeiro, Tombense, Ipatinga e Itabirito
B: Atlético, Villa Nova, Pouso Alegre e Uberlândia
C: América, Athletic, Democrata GV e Patrocinense
Na primeira fase, os times de um grupo enfrentam somente as equipes dos outros grupos. Serão oito rodadas da primeira fase. E avançam para a semifinal o líder de cada grupo, além do segundo colocado que tiver a melhor campanha. Haverá o cruzamento olímpico. Ou seja, a melhor campanha geral enfrenta a quarta melhor campanha geral na semifinal.
Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.
O mando de campo da partida decisiva fica com o time de melhor performance. Há a possibilidade de o time de melhor campanha optar por mandar o jogo de ida. O critério de desempate na semifinal é a melhor campanha na fase de qualificação. O mesmo vale para a final. Ou seja, não há possibilidade de disputa de pênaltis no mata-mata. Um triangular com as três equipes de pior campanha na fase de grupos vai definir dois rebaixados para o Módulo II de 2025.