Escoteiros de Montes Claros se reúnem todos os sábados

Escoteiros de todos os grupos de Montes Claros se reúnem todos os sábados à tarde no Parque Sagarana.

Escoteiros de todos os grupos de Montes Claros se reúnem todos os sábados à tarde no Parque Sagarana. Participaram cerca de 35 escoteiros e escotistas, crianças (lobinhos) (adultos, voluntários), cujo objetivo é capacitar os jovens líderes das patrulhas – equipes – em atividades que despertem o espírito de liderança, resolução de conflitos e problemas.

Entretanto, os chefes como são tratados enfatizam o trabalho em equipe, como também a capacitação dos jovens no aperfeiçoamento de técnicas escoteiras, buscando seu próprio desenvolvimento”, confirma Alvimar Ponciano Ribeiro, do 140º Grupo de Escoteiros Imaculada Conceição – um dos mais antigos, assim como Eduardo Brandão, a advogada Iole, além de outros que fazem parte do Grupo 140º de Escoteiros Imaculada Conceição à reportagem do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS.

O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários. Se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional, explica um dos chefes George, do 19º Grupo do Colégio Marista São José, que completou neste mês 55 anos.

Com cerca de dois anos participando do 140º Grupo de Escoteiros Imaculada Conceição de Montes Claros, que possui 20 anos de atuação, os filhos do advogado e professor de Direito, Leandro Gabriel Moura Teixeira Mota, os estudantes Francisco Gabriel, 13, e Marina Moura Mota, 8, destacam ao NJN, que por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva as crianças e aos jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento.

VISITA

Recentemente, o Grupo 140º de Escoteiros participou de excursão em Monte Azul, visitando a cachoeira de Pajeú, entre outros locais atrativos e a Barragem de Francisco Assis Carvalho, o Chico, além do Apiário de Flávio Teixeira, em Riachinho, Casarão, em Catuti, naquele município vizinho, localizado na Serra Geral.

Através da vivência nas Unidades Escoteiras locais, eles aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes. Através da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, os jovens são engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno como o trabalho desenvolvido pelo chefe Renato, do Grupo Escoteiro Imaculada Conceição, cabo Lauro, do Corpo de Bombeiros de Janaúba, sua esposa e muitos deles, com seus filhos menores que fazem parte do 140º Grupo de Escoteiros local.

Para eles, contribuir para a educação de crianças, adolescentes e jovens, mediante um sistema de valores, baseado na promessa e Leis Escoteiras, para que participem na construção de um mundo melhor, no qual se desenvolvam plenamente é fundamental para que desempenhem um papel construtivo. Ser reconhecida como uma organização de educação não formal relevante, que por meio de seu projeto educativo acessível e inclusivo, inspire crianças, adolescentes e jovens a promoverem mudanças positivas na sociedade.

Diversidade – Respeito às diferenças, em suas várias imensões, e defesa permanente dos direitos humanos – honestidade – respeito aos preceitos legais, morais, justos e éticos em todas as ações e relações – excelência – busca pela eficácia, qualidade e melhoria contínua em todas as ações dos escoteiros.

Democracia -promoção do engajamento de todos e compartilhamento de opiniões, na busca de posições e decisões resultantes da reflexão coletiva. Inclusão – adequação para acolher as diferentes características e necessidades das pessoas que compõem a sociedade. Inovação – capacidade de implementar novas ideias e buscar soluções criativas para êxito e permanente atualização da organização.

Compromisso – empenho com a transformação social, com a educação infantojuvenil e impacto gerado nas comunidades. Sustentabilidade – responsabilidade com o meio ambiente, os recursos e a sociedade, e adoção de práticas sustentáveis. Cooperação – Disposição em compartilhar experiências, valorizar o trabalho coletivo e manter relacionamentos com outras instituições. Transparência – Ações visíveis e claras na gestão da organização e dos recursos em todos os níveis. Unidade – Harmonia nas ações, em todos os níveis, fortalecendo a identidade unificada e a presença dos Escoteiros na sociedade de Montes Claros e no Norte de Minas.

Escoteiros de Montes Claros se reúnem todos os sábados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Copasa investe R$ 10 milhões em obras de abastecimento de água
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Polícia Civil vai investigar incêndio em universidade
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Sebrae Minas e APACS realizam 1º Seminário da Cachaça em Salinas
Congresso da AMM reúne prefeitos
Congresso da AMM reúne prefeitos
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Setenta mulheres são capacitadas para montagem de trackers solares
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Copasa garante recursos para universalizar saneamento
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Sexagenário desaparecido é encontrado em Bocaiúva
Dirigentes se reúnem para votar porte de arma para advogados
Ocorrências de queimadas mais que dobraram em um mês em MG
Posto do Sine disponibiliza 92 vagas de empregos na cidade
CBM anuncia concurso com 329 vagas em Minas
Comunidades recebem Programa Água Doce
Município adia início do prazo de inscrições para o dia 1º de julho
Adolescente chama bombeiros ao ver cobra em refrigerador
Sudene quer criar Rede para fomentar inovação na região
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste