Estudantes conquistam duas premiações nacionais no Desafio Jovem Empreendedor

A equipe Focus, da Universidade Norte do Paraná (Unopar - Campus Janaúba), foi uma das vencedoras do prêmio nacional Desafio Jovem Empreendedor 2024, no último fim de semana (18 e 19/5), em Salvador (BA)

A equipe Focus, da Universidade Norte do Paraná (Unopar – Campus Janaúba), foi uma das vencedoras do prêmio nacional Desafio Jovem Empreendedor 2024, no último fim de semana (18 e 19/5), em Salvador (BA). Os estudantes Lídio Maxwel Cardoso de Menezes e Vágner José da Silva, com mentoria do professor Flavio Cantuária, foram campeões na categoria Ensino Superior, na disputa com equipes de Minas Gerais, Bahia e Sergipe.

Já a equipe NML, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que teve como mentor o professor Cleber Roberto de Souza, ficou na terceira posição na categoria Ensino Médio Técnico e profissionalizante. Esse foi o quarto ano consecutivo que estudantes de Janaúba chegaram à final na disputa e apenas em 2022 eles não subiram ao pódio.

O Desafio Jovem Empreendedor 2024 é promovido pelo Sebrae Minas, Sebrae Bahia, Sebrae Sergipe e Sebrae Nacional, em parceria com a empresa Inova GS. Ao todo, 1.168 equipes participaram do desafio nas categorias Ensino Médio, Superior, Técnico ou Profissionalizante. Na atual edição, o tema foi Economia Criativa – Indústria Audiovisual.

COMPETIÇÃO

O Desafio é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa, permitindo que os jovens vivenciem uma experiência digital de aprendizagem e desenvolvam competências e habilidades para o mercado de trabalho. Nesta edição, as equipes tiveram que produzir um curta-metragem de animação, com elaboração do roteiro, storyboard, gravação, edição do vídeo e apresentação de um pitch (apresentação curta e direta) do filme para uma banca de jurados especialistas na área.

Os curtas-metragens produzidos pelas equipes de Janaúba valorizaram as tradições e a cultura da cidade. A equipe campeã abordou a revitalização da tradicional “Praia do Copo Sujo”, mostrando importância da sustentabilidade, do lazer e do bem-estar da população. O grupo NML, que ficou em terceiro lugar, apresentou o curta “Gorutubanos”, a história do rio mais importante de Janaúba e região. A equipe retratou as lavadeiras, o batuque e a dança do pote.

VALORIZAÇÃO REGIONAL

Mentor da equipe campeã, o professor Flávio Cantuária destaca o empenho da dupla vencedora. “Tive minha contribuição, mas o mérito é todo dos alunos que colheram os depoimentos da população, produziram o vídeo e mostraram a importância da revitalização da praia para nossa cidade. Estou orgulhoso por essa conquista”, enfatiza. “Poderíamos ter feito algo sobre ficção, mas preferimos mostrar uma situação real da nossa comunidade. Ficamos ainda mais felizes por saber que vencemos o Desafio abordando um projeto que impactou de forma positiva a vida das pessoas, mostrando nossas raízes e nossa cultura” ressalta Lídio Maxwel, integrante da equipe campeã.

A analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo valoriza o feito dos estudantes pela divulgação da cultura regional. “É muito importante mostrar e reforçar nossas tradições por meio do empreendedorismo, colocando o Norte de Minas no cenário de tecnologia e inovação com a produção dos curta- metragens”, conclui.

Nessa quinta edição do Desafio Jovem Empreendedor, os vencedores foram premiados com troféus, medalhas, certificado, premiações e viagens nacionais.

Estudantes conquistam duas premiações nacionais no Desafio Jovem Empreendedor
Equipe Focus é campeã na categoria Ensino Superior; grupo NML garantiu a terceira colocação na competição promovida pelo Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Conab promove o fortalecimento da biodiversidade brasileira
Conab promove o fortalecimento da biodiversidade brasileira
3º Festival gastronômico e cultural valoriza sabores e saberes do sertão mineiro
3º Festival gastronômico e cultural valoriza sabores e saberes do sertão mineiro
Quatro projetos de APLs do Norte receberão recursos da Fapemig
Quatro projetos de APLs do Norte receberão recursos da Fapemig
Artesãos movimentam R$ 115 mil em vendas
Artesãos movimentam R$ 115 mil em vendas
Minas tem novo avanço em energia solar
Minas tem novo avanço em energia solar
Rodas de conversas são realizadas em várias comunidades rurais de Monte Azul
Rodas de conversas são realizadas em várias comunidades rurais de Monte Azul
DLI oferece descontos em produtos e serviços
DLI oferece desconto sem produtos e serviços
Projeto sobre a política de agricultura irrigada gera divergências
Projeto sobre a política de agricultura irrigada gera divergências
Cresce o mercado pet no Estado
Minas tem saldo positivo na geração de empregos
Programa Moeda Pública é uma das soluções desenvolvidas pelo Sebrae
Perfil de venda atrai consumidor
Oito em cada 10 empresários mineiros são impactados pela estação de inverno
Desafios enfrentados pelas fazendas leiteiras contra a mastite
Mais de 300 pessoas já foram capacitadas pelo Norte Empreendedor em menos de dois meses
Dia do apicultor comemorado com boas perspectivas e muitos desafios
PC alerta para notícias falsas sobre carteira de identidade
TJMG participa do anúncio das obras de quartel dos Bombeiros
Polícia Civil lança site sobre desaparecimento de pessoas
Polícia de Meio Ambiente lança Operação “Curupira”
Forças de segurança protestam por reajuste