[views count="1" print="0"]

Escola é finalista em prêmio global de sustentabilidade

A Escola Municipal Rozenda Zane Moraes, situada no Bairro Jardim Planalto, em Montes Claros, foi uma das 35 finalistas do Prêmio de Sustentabilidade Global 2023.

A Escola Municipal Rozenda Zane Moraes, situada no Bairro Jardim Planalto, em Montes Claros, foi uma das 35 finalistas do Prêmio de Sustentabilidade Global 2023. O evento é promovido pela ArcedTech (ARC), startup educacional de impacto social, com sede em Nova Delhi, na Índia, que fornece soluções de ensino-aprendizagem impressas e digitais para integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Educação Climática e Cidadania Global no currículo escolar. Premia escolas do mundo inteiro pelos seus esforços em prol da preservação do meio ambiente.

A cerimônia de premiação foi realizada à 1 hora da manhã dessa segunda-feira, 16 (horário de Brasília – 9 horas da manhã no horário de Nova Delhi), no India International Centre, Nova Delhi, quando a escola recebeu uma menção honrosa pela participação. O prêmio é aberto a instituições de Ensino Fundamental e Médio de todo o mundo, proporcionando às escolas uma plataforma para mostrar os seus esforços em prol de um futuro sustentável.

A escola montes-clarense concorreu na categoria “Campeão da ESD (Educação para o Desenvolvimento Sustentável)”, que reconhece a excelência na integração da sustentabilidade com todas as áreas da educação. As escolas que concorrem nesta categoria demonstram um compromisso excepcional em cultivar uma geração de cidadãos globais ambientalmente conscientes e socialmente responsáveis.

De acordo com a diretora Paloma Dias dos Santos Oliveira, a escola apresentou o projeto “Alinhavos: moda sustentável – o futuro do planeta está em seu guarda-roupa”, criado com objetivo de estimular a criatividade dos estudantes, desenvolvendo, dentre outras habilidades, a responsabilidade e a consciência ambiental. “A partir da cultura fast fashion e os seus impactos ambientais, os alunos foram convidados a refletir sobre o processo de produção das roupas, analisando a indústria da moda de forma geral, e a intervir com ideias de sustentabilidade”, explica a diretora.

O projeto foi desenvolvido entre março e julho deste ano, de forma interdisciplinar, tendo a moda sustentável como temática central. “Cada professor contribuiu com o seu conteúdo. Português trabalhou com o livro ‘Alinhavos’ e com a oficina de confecção de brinquedos recicláveis e brechó de trocas; Matemática contribuiu com estudo de área e cálculos para confecção das peças; Geografia com a oficina de tapete de retalhos e decoração com materiais reaproveitados, trabalhando conceitos da disciplina; História com o estudo da evolução da moda e o significado das peças ao longo da História; Ciências com a oficina de bijuterias e acessórios a partir do papel e com o estudo do impacto da produção de roupas para o meio ambiente. Inglês e Educação Religiosa trabalharam valores como respeito, solidariedade e amizade na produção das peças”, relata a diretora.

As famílias dos estudantes se Escola é finalista em prêmio global de sustentabilidade SES-MG promove 1º Seminário de Supervisão Clínico-Institucional envolveram em todo o processo, sobretudo na confecção das colchas de retalhos, que foram doadas aos asilos São Vicente de Paula e Casa Santa Ana. Paloma destaca que, através da participação em eventos de impacto, como foi essa premiação, os estudantes conseguem compreender o significado prático dos conteúdos trabalhados em sala.

“A participação no prêmio é de grande importância para a valorização dos trabalhos desenvolvidos e para que os estudantes tenham a dimensão do quão significativas são as práticas escolares para sua formação, enquanto cidadãos e para o meio ambiente”, avalia.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram elaborados pelas Nações Unidas em 2015 e adaptados pelos seus 193 países membros para trabalhar em prol de três objetivos: acabar com a pobreza, reduzir a desigualdade e tomar medidas para conter as alterações climáticas. Os objetivos estão interligados e são um apelo para que tomemos medidas para ajudar a resolver os desafios mais sérios que enfrentamos hoje.

Escola é finalista em prêmio global de sustentabilidade
ALUNOS da Rozenda Zane comemoram conquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Secretaria de Meio Ambiente terá equipe de brigadistas voluntários
Secretaria de Meio Ambiente terá equipe de brigadistas voluntários
IEF abre consulta pública para envio do EEI
IEF abre consulta pública para envio do EEI
Projeto coletou mais de três mil toneladas de recicláveis
Projeto coletou mais de três mil toneladas de recicláveis
Presidente do CBHSF participa da apresentação de relatório no DF
Presidente do CBHSF participa da apresentação de relatório no DF
Igam já dispõe de documentos para pagamento de cobrança
Igam já dispõe de documentos para pagamento de cobrança
Embrapa Florestas lança manual crucial para o controle da Vespa-da-Madeira
Embrapa Florestas lança manual crucial para o controle da Vespa-da-Madeira
Igam acompanha oficinas para enquadramento de águas superficiais dos rios Jequitaí e Pacuí
Igam acompanha oficinas para enquadramento de águas superficiais dos rios Jequitaí e Pacuí
CBHSF lança vídeos sobre atividades da campanha VireCarranca
CBHSF lança vídeos sobre atividades da campanha VireCarranca
Aliados essenciais na proteção das florestas
Engenheiro agrônomo destaca ações essenciais para a saúde das plantas
ANA enfrenta restrições relativas aos seus recursos humanos e financeiros
Governo lança nova versão de plataforma de análise automática
Bombeiros resgatam duas serpentes na área urbana
Norma relativa ao fundo estabelece destinação de orçamento prévio
MPF defende adoção de medidas urgentes
Comissão propõe criar delegacias especializadas em proteção animal
Aberto prazo para transferência temporária de local de votação
Crise climática é prioridade da Assembleia Legislativa
TRE assinou acordo de cooperação com Cemig
Candidatos à Prefeitura poderão gastar quase R$ 4 mi
Fonte solar avança e ultrapassa R$ 208,2 bi em investimentos