[views count="1" print="0"]

Equipe assistencial do HDG participa de treinamento sobre atendimento ao paciente

A equipe de Enfermagem da Unidade de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital Dilson Godinho (HDG), em Pirapora, participou de treinamento sobre atendimento ao paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR).

Segundo Carolliny Pimenta Faria Galvão, coordenadora local do Serviço de Nefrologia e Hemodiálise em Pirapora, os treinamentos ocorreram nos dias 19 e 20 deste mês, sendo ministrado pelo enfermeiro Eduardo Luís Soares Neto, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital Dilson Godinho.

Dezessete enfermeiros e técnicos de Enfermagem participaram dos treinamentos, cujo tema foi “Atendimento ao Paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR).” “O objetivo é reconhecer precocemente os casos de PCR, realizar manobras de reanimação, atualização sobre suporte básico e avançado de vida na PCR, treinamento prático de organização e atendimento da PCR. Estas pautas garantem uniformização do serviço, qualidade assistencial e atualização do tema proposto”, destacou a coordenadora local.

Eduardo Luís Soares Neto explicou que o treinamento de Parada Cardiorrespiratória é muito importante na área assistencial, visto que a incidência de PCR em ambiente hospitalar é muito grande.

“E preparar a equipe de Enfermagem é um dos objetivos do NEP. Então, o treinamento que realizamos em Pirapora foi de grande importância para a gente garantir segurança na assistência aos pacientes, da nossa unidade de Nefrologia de Pirapora. Além de garantir que nossa equipe esteja preparada para atender o paciente em PCR”, ressaltou o coordenador do NEP.

A técnica em Enfermagem Claudiane Ramos dos Santos de Brito, explicou ter sido proveitoso participar do treinamento. “Em um momento de emergência, contar com uma equipe preparada é muito importante. Para mim, o treinamento foi muito bom, bem executado e muito bem explicado. A parte prática também muito bem explicada. Isso contribuiu bastante para o nosso crescimento profissional”, finalizou a técnica em Enfermagem.

Juliana Ferreira Vieira dos Santos, enfermeira assistencial do HDG, em Pirapora, o treinamento foi mais uma ferramenta de conhecimento sobre a PCR. “Ótima apresentação do tema, com direito à prática envolvendo todos nós participantes. O ensinamento foi de grande valia para mim, assim como para todo equipe”, frisou Juliana Santos.

De acordo com a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI), uma parada cardiorrespiratória (PCR) é a interrupção inesperada e abrupta do trabalho cardíaco e da respiração, com consequente perda da consciência. O que se observa na maioria desses casos é que o evento não acontece por acaso, ele é o resultado da evolução de doenças de base.

As doenças de base são condições crônicas como doenças coronarianas, HIV, diabetes, câncer, asma, obesidade e tantas outras que afetam todo o organismo, desencadeando diversos agravantes.

Para ser caracterizado como parada cardíaca ou cardiorrespiratória o evento deve apresentar os seguintes fatores: parada repentina dos batimentos cardíacos; parada repentina da respiração; ausência de pulso; inconsciência; e cianose (coloração azul das mucosas e da pele).

Durante a PCR os tecidos deixam de receber oxigênio e nutrientes, o que desqualifica seu funcionamento. É preciso que se reverta rapidamente a condição, do contrário alguns danos podem ser irreversíveis, sobretudo no cérebro. (*) Com informações do blog: https://tinyurl.com/3hftpwew.

Equipe assistencial do HDG participa de treinamento sobre atendimento ao paciente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Enfermeiros adotam protocolo antirrábico humano nas unidades de saúde da região
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Brasil Saudável prioriza Montes Claros
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa no dia 25 de março
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Seminário sobre arboviroses vai reunir mais de 400 profissionais
Projeto defende mais apoio às famílias
Projeto defende mais apoio às famílias
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Mutirão do Glaucoma deverá atender cerca de mil pessoas
Casos de dengue aumentam 96,52%
Casos de dengue aumentam 96,52%
Escolas realizam ações de combate à dengue
Escolas realizam ações de combate à dengue
Dados do CCZ apontam que foram capturados 27 morcegos portadores do vírus da raiva
Assembleia espera sensibilizar a população sobre Doenças Raras
Casos de dengue disparam e CCZ fará outro mutirão neste sábado
Projeto prevê obrigatoriedade de mamógrafo em municípios
Proposta cria programa para monitorar saúde e prevenir doença em idosos
Secretário e coordenador de Saúde explicam que município passa por momento atípicos de casos
Minas Gerais abre inscrições para curso de Trabalho e Saúde Mental
Publicados avisos de licitação para construção de duas UPAs
BANNER 2
Escola supera marca de quase 700 mil certificações
Jovem preso com drogas em Janaúba
PC conclui inquérito sobre desvio de verbas públicas
Acusado de matar jovem no dia do aniversário pega 16 anos de prisão
Jovem baleado pula muro de casa e é socorrido por populares