O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, participou na noite da última sexta-feira, da sessão especial em homenagem aos 50 anos de implantação da Codevasf, na Câmara Municipal de Montes Claros. A proposição foi do ex-presidente do Legislativo, vereador Claudim da Prefeitura, da Rede.
O líder municipalista ressaltou a importância que a empresa tem para o Norte de Minas, no atendimento aos municípios, com emendas oriundas dos deputados e que incentivam a inclusão produtiva, a universalização do acesso e uso da água, projetos de irrigação e obras de infraestrutura: pavimentação de estradas, esgotamento sanitário, além da aquisição de máquinas e tratores.
“O Cimams é parceiro da Codevasf. Esta homenagem, promovida pela Câmara Municipal de Montes Claros aos 50 anos de implantação da empresa, faz justiça à sua atuação e ao seu corpo de funcionários, sempre prestativo e dedicado em atender aos prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias da nossa região. Juntamente com a Codevasf reunimos os prefeitos para o lançamento do estudo socioeconômico e de infraestrutura dos municípios, buscando otimizar e tornar mais assertivo os benefícios conduzidos pela companhia, através da sua superintendência em Minas Gerais, localizada em Montes Claros. É importante que os nossos deputados da bancada do Norte e senadores, no Congresso Nacional, continuem destinando emendas através da companhia para a execução de projetos essenciais. Parabéns à Codevasf e que venham outros 50 anos, com mais obras e investimentos para nossa região”, afirmou Valmir Morais.
ANIVERSÁRIO – Em julho deste ano, a Codevasf celebrará 50 anos de implantação. Criada em 1974, a empresa, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), atua para promover o desenvolvimento regional, de forma integrada e sustentável, em bacias hidrográficas distribuídas por 2.675 municípios, o que corresponde a 36,6% do território nacional.
Em Minas Gerais, a Codevasf atuava apenas na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, em 172 municípios, por meio da 1ª Superintendência Regional, com sede em Montes Claros. Com a Lei nº14.053, de 8 de setembro de 2020, a empresa passa a atuar nos demais municípios mineiros integrantes das bacias hidrográficas dos Rios Pardo, Jequitinhonha, Mucuri e Araguari.
A Codevasf pode atuar num total de 356 municípios de Minas Gerais, onde se faz presente por meio da 1ª Superintendência Regional, com sede em Montes Claros e da 16ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Belo Horizonte.