[views count="1" print="0"]

Do rebanho ao pasto apícola

Do rebanho ao pasto apícola

A diversificação produtiva tem sido fator primordial para equilibrar as finanças e gerar novas oportunidades para muitos produtores rurais do Norte de Minas. No município de Monte Azul, a produtora Diracilda Custódio Oliveira resolveu unir a apicultura com a fruticultura, garantindo ainda mais sustentabilidade do seu negócio rural, um pequeno sítio de pouco mais de quatro hectares.

“Quando entramos na apicultura, vimos que dava renda e ainda seria possível conciliar bem com outras atividades. Sempre pesquisamos antes de iniciar um novo plantio, procurando entender as necessidades dos consumidores. Por isso, optamos pela inserção da cadeia da fruticultura”, explica a produtora.

Com uma produção de mais de 1.800 kg de mel no ano e a venda média de 50 a 90 dúzias de bananas, tipo maçã, por semana, Diracilda Custódio comemora as contas em dia e a possibilidade de planejar o gerenciamento, com atenção, da propriedade, que é atendida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

“Vivo do que planto aqui no sítio. A diversificação produtiva é importante demais para quem é pequeno produtor e precisa ser feita com planejamento. Com a chegada do ATeG, tivemos mais estrutura para essa parte gerencial de cada plantio que fazemos. Com tudo que estamos atuando, é importante saber quanto gastamos, qual a renda e o lucro. O acompanhamento técnico ajuda a nortear o trabalho”, avalia.

A virada de chave para Charles Fabiano Pinho enxergar a propriedade ainda mais como um negócio veio exatamente quando ele colocou as contas no papel para planejar. Sua atividade principal, a bovinocultura de corte, passava por instabilidade no mercado, com valores baixos para comercialização dos animais.

A solução foi dinamizar e aproveitar o espaço da fazenda, localizada em Grão Mogol. Ele passou a plantar milho e feijão, criar suínos e galinhas, produzir hortaliças e, o principal, iniciou na apicultura.

“Estamos buscando obter outra fonte de renda para contribuir com a quitação dos gastos gerados na propriedade. Os conhecimentos técnicos e administrativos, a gestão dos gastos e lucros com cada atividade exercida, ajudam a administrar melhor o negócio”, destaca.

Com o trabalho em campo junto ao ATeG, Charles Fabiano passou a criar pastos apícolas e identificar floradas para rentabilizar a produção de mel. Com 27 colmeias, ele saiu de uma produção praticamente zerada para 15 kg por colmeia.

“A parte gerencial ajudou muito, porque mudou a mentalidade, passou a ver a fazenda como um verdadeiro negócio, aproveitando o potencial da propriedade”, reafirma o técnico de campo responsável pelo ATeG na região, Marcelo Marcos.

Do rebanho ao pasto apícola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251