[views count="1" print="0"]

Dnocs completa 115 anos no semiárido brasileiro

Autarquia celebra mais de um século de trabalho, garantindo segurança hídrica e autarquia celebra mais de um século de trabalho nos Estados onde atua

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) completou 115 anos de existência sábado (21) consolidando-se como uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento do semiárido brasileiro. Desde sua criação, em 1909, tem atuado de forma precisa no enfrentamento da seca, investindo em soluções que proporcionam segurança hídrica, segurança alimentar, melhorias na infraestrutura rural e geração de oportunidades econômicas.

NORTE DE MINAS

 A presença do Dnocs é sentida em sua sede no Bairro Edgar Pereira em Montes Claros, todo o Norte de Minas e Nordeste, através de um vasto leque de ações comprometidas com a população sertaneja. A construção e manutenção de grandes barragens, por exemplo, garantem o armazenamento de água essencial para o abastecimento de comunidades e municípios inteiros, assim como o desenvolvimento de atividades agrícolas e industriais. São 328 reservatórios construídos ao longo desses 115 anos. Além disso, os 37 perímetros irrigados, implantados pela Autarquia, destacam-se pela alta produtividade, impulsionando a agricultura regional e contribuindo para a geração de emprego e a economia do país.

Outro setor onde a Autarquia desempenha um importante papel é a aquicultura. Por meio do Centro de Pesquisa Rodolpho von Ihering e de 12 estações de piscicultura espalhadas por diversos estados do Nordeste, que fornecem milhões de alevinos às comunidades difusas anualmente, incentivando a segurança alimentar através da produção de pescado, que é fonte de renda para inúmeras famílias nordestinas. Por meio do Centro de Pesquisa, localizado no município de Pentecoste, no Ceará, o Dnocs oferece capacitações, cursos e treinamentos especializados, contribuído para o crescimento da indústria da piscicultura, qualificando centenas de profissionais ao longo dos anos.

A distribuição de equipamentos agrícolas também é uma das iniciativas do Departamento que fortalece a agricultura familiar, oferecendo condições para pequenos agricultores melhorarem sua produção e enfrentarem os desafios da seca. Tratores, caminhões e outros maquinários são entregues a pequenos produtores e associações rurais, permitindo que eles modernizem suas técnicas e aumentem a sua produtividade.

A Autarquia é também responsável pela perfuração de poços e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água (SSA). Em muitas regiões onde a escassez hídrica é crônica, essas ações levam água de qualidade a milhares de famílias, garantindo dignidade. Além disso, atua na pavimentação de vias e construção de estradas vicinais, essenciais para melhorar o acesso e a integração de comunidades rurais.

As ações ligadas à regularização fundiária e a autorização de uso remunerado de áreas de montante também são contínuas na Autarquia. Esses documentos garantem a permanência de pessoas que vivem em perímetros irrigados e em assentamentos rurais nas áreas dos açudes de propriedade do Dnocs. Na prática, trazem benefícios diretos aos milhares de nordestinos que almejam ter em mãos o documento que regulariza as terras de onde tiram seu sustento, logo, fonte de vida.

Ao longo de sua trajetória, o Dnocs demonstrou capacidade de adaptação aos novos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelas demandas sociais. Neste aniversário de 115 anos, a autarquia reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do semiárido e a melhoria da qualidade de vida de sua população. O trabalho contínuo, alicerçado em expertise técnica e parcerias estratégicas, garante que siga sendo protagonista no enfrentamento das adversidades impostas pela seca, promovendo o progresso e a prosperidade para milhões de brasileiros.

O legado de 115 anos é, sem dúvida, de grande importância para o presente e o futuro do semiárido. Uma história de superação, de dedicação e transformações, que continuará a ser escrita por muitos anos, levando desenvolvimento e esperança para o povo sertanejo do Norte de Minas e Estados nordestinos.

Autarquia celebra mais de um século de trabalho, garantindo segurança hídrica e autarquia celebra mais de um século de trabalho nos Estados onde atua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Iniciativa busca promover a alimentação saudável, conectando produtores, varejistas e consumidores com práticas de consumo consciente
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Redução nas cotações reflete enfraquecimento no mercado futuro e incertezas no setor pecuário
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba
Cadeia produtiva em alerta diante de perspectivas incertas para o próximo ano
Seca afeta lavouras de café e preços disparam no mercado internacional
O CANTOR montes-clarense Beto Guedes é uma das atrações da Festa do Pequi
Programação está recheada de atrações musicais e culinárias
CONCURSO dos Correios atraiu o interesse de mais de 19,1 mil candidatos na macrorregião de Montes Claros
Concurso dos Correios tem 19,1mil inscritos em Montes Claros
A entrega da premiação do concurso internacional foi feita na noite de sexta-feira
Lions premia alunos do cartaz sobre a paz
Prefeitura reafirma compromisso com o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes
Montes Claros ganha certificado do Selo Unicef
O MONTES CLAROS VÔLEI espera um grande público no Ginásio Presidente Tancredo Neves neste sábado
SUPERLIGA DE VÔLEI B
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
ANPII Bio oferece curso online gratuito sobre fixação biológica de nitrogênio
CNJ trabalha para combater violência contra a mulher
Projeto que isenta medicamentos do imposto de importação vai à sanção
Impacto das plantas daninhas na produção de carne e leite
Expansão internacional e impactos globais
Prefeitura vai repassar trezenovos ônibus para o Mocbus
Semana de muitas obras na BR&381 
Desafios e oportunidades no gerenciamento de crises no agronegócio
Tecnologia inovadora reduz em 50% o consumo de óleo
IFPA lança campanha nos aeroportos para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras
Queda nos preços futuros do boi gordo impacta cotações na arroba