O deputado Gil Pereira, do PSD, cumpriu intensa agenda de trabalho em Brasília desde quarta-feira, 22, tendo participado de importantes reuniões com autoridades do Legislativo e Executivo federais. Recebido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD, ele voltou a debater temas essenciais para a região, “sempre em busca de recursos e apoio para atender às demandas da população, nesta ocasião, especialmente para a retomada e conclusão das obras do Projeto Jequitaí, antigo sonho do Norte de Minas”, informou o parlamentar, acompanhado do vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil.
“Desde 2017, temos lutado para concluir a implantação do Projeto Jequitaí, garantindo os recursos orçamentários federais necessários, através da Codevasf, sempre ao lado do atuante deputado Gil Pereira. É prioritário para o equacionamento da questão hídrica e social da região. Vamos intensificar o trabalho para reiniciar e, se Deus quiser, concluir as obras do projeto”, declarou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Gil Pereira parabenizou o presidente Rodrigo Pacheco, pela aprovação no Senado da PEC 8/2021, que limita decisões monocráticas (individuais) no STF e em outros tribunais superiores. “Sob a sua firme e republicana liderança, o texto, que trará maior equilíbrio e harmonia entre os poderes, recebeu o apoio de 52 senadores, nos dois turnos de votação”, destacou Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia, na Assembleia Legislativa de MG.
INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL – O deputado Gil Pereira também reuniu-se com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, ocasião em que reforçaram as tratativas sobre os recursos para reinício e conclusão do Projeto Jequitaí, dentre outras ações da Codevasf para o Norte de Minas.
O deputado e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também se encontraram com o ex-presidente do Senado e atual presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Davi Alcolumbre, para mais entendimentos sobre a alocação de recursos para retomada e término da Barragem de Jequitaí.
Antigo sonho regional, a Barragem de Jequitaí é prioridade para equacionar a questão do abastecimento de água na região e ampliar a agricultura irrigada, gerando milhares de empregos e renda no Norte de Minas Gerais. Parte essencial do trabalho de Gil Pereira relacionado à questão hídrica regional, destaca-se o Projeto Jequitaí, em cuja gestão na Secretaria de Estado da Sedinor foram iniciadas as obras, depois paralisadas, devido à posterior desistência da construtora.
As obras do Projeto Jequitaí (a serem viabilizadas e concluídas) deverão ser retomadas por consórcio empresarial, formado através do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O valor total do empreendimento é estimado em R$ 1,2 bilhão. “Serão 2 barragens de múltiplos usos no rio de mesmo nome, pertencente à Bacia do São Francisco, para irrigação de 35 mil hectares, gerando 105 mil empregos diretos e indiretos”, explicou Gil Pereira.