O Dia das Crianças traz um forte apelo afetivo, gerando expectativa e alegria junto ao público infantil e conseqüentemente impactando positivamente o comércio. A data aquece o comércio de brinquedos, livros, jogos, eletrônicos, confecções, calçados, bicicletas, artigos esportivos, dentre outros, além de levar uma intensa movimentação nos seguimentos de lazer e serviços como: clubes, parques, shoppings, sorveterias, lanchonetes e hotéis.
Para o Sindicato do Comércio de Montes Claros (Sindcomério), o Dia das Crianças também é considerado o “Portal para o Natal” momento em que o clima natalino passa a invadir o comércio. Além de ser um momento de lançamentos de diversos produtos que serão apresentados desde já aos consumidores. Também nessa data em que o empresário terá as primeiras impressões de como irá se comportar o consumidor n período natalino, no que se refere a intenção de consumo, pontua o presidente da entidade montes-clarense, Glenn Andrade.
O Dia das Crianças afeta 58% das empresas de Montes Claros, onde, 65 % delas acreditam que as vendas para esse período serão melhores que as do ano passado, sendo o valor afetivo da data o principal motivo de expansão nas vendas para a quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. Há expectativa de aumento nas vendas em torno de 11% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
Das empresas que serão impactadas 44% investirão em promoções, 28% investirão em propagandas e ações internas como músicas, distribuição de pipoca, algodão doce, personagens de animação e distribuição de brindes. As empresas alegam que já se encontram com os estoques preparados e com suas equipes capacitadas para a data.
A crise econômica, o consumidor mais cauteloso ou endividado e a lenta recuperação do comércio são os principais fatores apontados pelos empresários como inibidores das vendas nessa data, porém, o apelo emocional da data, conforme citado, fará com que esse período continue tradicionalmente positivo para os empresários de forma geral.
A maioria dos empresários, cerca de 89 %, acreditam que o consumidor deixará para realizar as compras na semana do dia 12 de outubro, o que poderá ocasionar tumulto nas lojas, mas, segundo os mesmos as equipes estão preparadas para atender toda a demanda e não perder vendas.
Quanto às formas de pagamento o cartão de crédito será a principal modalidade com 60 %, seguido pelo PIX 14%, cartão de débito 12 % e dinheiro 6 %. Em relação ao ticket médio de compras por consumidor, este deverá situar na faixa de R$ 50 a R$ 100, prevê Andrade.
O Dia das Crianças é uma das principais datas do varejo, portanto é de substancial importância que o empresário mantenha-se atento às inúmeras oportunidades geradas pela data, sobretudo porque a mesma lhe dará as primeiras percepções comerciais para o período natalino. Importante frisar, também, que os índices de confiança do empresário e do consumidor vem apresentando aumentos graduais e sucessivos, o que poderá gerar resultados ainda melhores para o varejo, acentua Gleen Andrade.