[views count="1" print="0"]

Consumidor pode ser ressarcido pela Cemig

Consumidor pode ser ressarcido pela Cemig

No período chuvoso, é comum que os consumidores enfrentem problemas causados pela queda no fornecimento de energia elétrica, que pode ocasionar danos a aparelhos eletroeletrônicos. O que muitos não sabem é que, caso os equipamentos domésticos sejam danificados por picos de energia (seja pela oscilação da tensão ou pelo retorno da energia após uma interrupção), os consumidores têm o direito de solicitar à Cemig o conserto ou a substituição do equipamento danificado, ou ainda o pagamento do valor equivalente do produto.

Para ter acesso a esse direito, o consumidor deve inicialmente registrar a Solicitação de Ressarcimento através do Cemig Atende Web, pelo telefone 116, ou diretamente na Agência da Cemig.

O Procon Montes Claros orienta, pelos termos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que o consumidor apresente alguns dados à Cemig para que a demanda possa ser analisada, sendo eles: CPF/CNPJ e um documento oficial com foto; número da instalação onde ocorreu o fato; data e horário provável da ocorrência do dano; relato do problema apresentado; e uma relação com a descrição e as características gerais do equipamento danificado, como marca e modelo.

O prazo para que o consumidor apresente sua solicitação à Cemig é de 5 anos, visto que, conforme normatiza o Código de Defesa do Consumidor, trata-se de acidente de consumo em virtude de um fato do serviço.

O prazo para que a Cemig responda à solicitação é de 15 dias, caso esta tenha sido feita em até 90 dias da ocorrência do dano, e de 30 dias, caso a solicitação seja feita mais de 90 dias após a ocorrência.

No caso de equipamentos utilizados para acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos, a Cemig deve realizar a verificação em até um dia útil, contando da data do registro da solicitação de ressarcimento. Para demais equipamentos, o prazo é de 10 dias.

Caso o consumidor apresente a solicitação diretamente à Cemig mas não obtenha êxito, poderá procurar o Procon, para que seja verificado em procedimento se deveria de fato haver o ressarcimento. Na hipótese de o consumidor precisar realizar os reparos antes da conclusão do procedimento, poderá fazê-lo, devendo apresentar a nota fiscal do conserto, com indicação da data da realização do serviço e descrição do equipamento consertado, laudo emitido por profissional qualificado atestando o motivo do problema, dois orçamentos detalhados e as peças danificadas e substituídas.

O consumidor que precisar de mais orientações poderá consultar o Procon Montes Claros, situado na Rua Justino Câmara, 93 – Centro. Ou ainda acionar o órgão pelos telefones 2211-3359/3360/3361.

Consumidor pode ser ressarcido pela Cemig

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Bazar Presente é realizado neste fim de semana no bairro Canelas
Bazar Presente reforça solidariedade em MOC
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Duplicação da BR 381 tem estudos 
Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca