[views count="1" print="0"]

Consulta Pública vai apresentar e debater relatório da Bacia Hidrográfica

Consulta Pública destinada à apresentação da versão em elaboração do Relatório de Diagnóstico da Bacia do Rio das Velhas acontece na próxima sexta-feira (23), a partir das 14 horas, em ambiente virtual.

Consulta Pública destinada à apresentação da versão em elaboração do Relatório de Diagnóstico da Bacia do Rio das Velhas acontece na próxima sexta-feira (23), a partir das 14 horas, em ambiente virtual. O link para acesso à sala da reunião será divulgado próximo à data de realização do evento.

Na oportunidade, será apresentada a versão em elaboração do relatório do diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (conhecida como Circunscrição Hidrográfica SF5), abordando as águas superficiais e subterrâneas. Também serão colhidas sugestões e contribuições da sociedade para a consolidação do Relatório. Para garantir a efetiva participação popular estão sendo convidados os diferentes atores sociais da região: representantes de órgãos públicos, usuários de água, empresários, agricultores, pescadores, organizações não governamentais, instituições de ensino e a população em geral.

O Diagnóstico trará uma caracterização geral da bacia hidrográfica e dados que dizem respeito à qualidade atual das águas, aos usos preponderantes, às fontes de poluição, às áreas reguladas por legislação específica, aos planos e programas previstos já para a região, entre outros aspectos relevantes.

DEMAIS ETAPAS – Outras etapas serão cumpridas no decorrer do trabalho. São elas: Prognóstico; proposição de Metas relativas às Alternativas de Enquadramento de Águas Superficiais; programa de Efetivação do Enquadramento de Águas Superficiais; e proposta Conceitual para a Implantação de um Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas na Região do Alto São Francisco, à jusante da UHE de Três Marias. Estão previstos outros eventos de participação popular em todas essas etapas, com o objetivo de garantir o efetivo engajamento da sociedade na elaboração dos estudos, que têm previsão de término em meados de 2024.

Clique aqui e acesse a Versão em Elaboração do Relatório do Diagnóstico, para que todos os atores possam ler e se prepararem para a Consulta Pública. Confira também a matéria, publicada no site do CBH Rio das Velhas, que apresenta mais detalhes sobre essa etapa do Enquadramento dos Corpos Hídricos da bacia.

CIRCUNSCRIÇÃO – A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas faz parte da Circunscrição Hidrográfica SF5 e está localizada na região central de Minas Gerais. Abrange uma área total de 27.869,85 km², na porção sul da Bacia do Rio São Francisco, ocupando aproximadamente 4,39% da área total.

Possui 51 municípios e, desses, 44 têm sede administrativa dentro de seu território. A população estimada é de 5.020,768 (censo demografico de 2022) contra 4.822,11 (censo demográfico de 2010).

O crescimento populacional no período é baixo, menor que 1º na maioria dos municípios, corroborando com as pequenas variações notadas em todo o território mineiro. O maior número de habitantes é verificado em Belo Horizonte (2.315.560) e o menor no município de Monjolos (2.169).

A elaboração da Proposta de Enquadramento dos Corpos de Águas Superficiais e da Proposta Conceitual para a Implantação de um Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). Apoio técnico: Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (Agência Peixe Vivo). Elaboração: Ecoplan Engenharia.

Consulta Pública vai apresentar e debater relatório da Bacia Hidrográfica
A elaboração do Relatório de Diagnóstico da Bacia do Rio das Velhas acontece na próxima sexta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Programa de aquisição de alimentos ganha destaque em avaliação de políticas públicas
Programa de aquisição de alimentos ganha destaque em avaliação de políticas públicas
Irrigação impulsiona a produtividade nas lavouras
Irrigação impulsiona a produtividade nas lavouras
Incêndios prejudicam 28 mil clientes na região
Incêndios prejudicam 28 mil clientes na região
Sustentabilidade eleva a qualidade do mel e preserva o meio Ambiente
Sustentabilidade eleva a qualidade do mel e preserva o meio Ambiente
PAT Espinhaço Mineiro lança guia para facilitar participação da população
PAT Espinhaço Mineiro lança guia para facilitar participação da população
Clima favorece safra mineira
Clima favorece safra mineira 
Nova deliberação simplifica o planto de florestas
Nova deliberação simplifica o planto de florestas
Parque e Área de Proteção Cochá e Gibão ganham bases dos bombeiros
Parque e Área de Proteção Cochá e Gibão ganham bases dos bombeiros
Clima ameno retarda maturação do tomate, mas oferta se mantém alta
Estudo da UFLA indica redução das chuvas em regiões cafeeiras de Minas
Cerca de 50 pessoas foram presas neste ano em Minas
Ácaros continuam sendo um desafio para os citricultores
Sisema discute áreas prioritárias
Lista preliminar aponta a ocorrência de 161 Espécies Exóticas Invasoras de fauna e flora
Aliados essenciais na proteção das florestas
Engenheiro agrônomo destaca ações essenciais para a saúde das plantas
BR&040 será 100% duplicada até 2031 
Deputado destaca liderança de Minas em energia solar na transição para economia verde
Estacionar custa caro em Juiz de Fora 
Cisnorje/Samu sob calamidade financeira 
Timóteo suspende licitação de hospital