Consulta Pública vai apresentar e debater relatório da Bacia Hidrográfica

Consulta Pública destinada à apresentação da versão em elaboração do Relatório de Diagnóstico da Bacia do Rio das Velhas acontece na próxima sexta-feira (23), a partir das 14 horas, em ambiente virtual.

Consulta Pública destinada à apresentação da versão em elaboração do Relatório de Diagnóstico da Bacia do Rio das Velhas acontece na próxima sexta-feira (23), a partir das 14 horas, em ambiente virtual. O link para acesso à sala da reunião será divulgado próximo à data de realização do evento.

Na oportunidade, será apresentada a versão em elaboração do relatório do diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (conhecida como Circunscrição Hidrográfica SF5), abordando as águas superficiais e subterrâneas. Também serão colhidas sugestões e contribuições da sociedade para a consolidação do Relatório. Para garantir a efetiva participação popular estão sendo convidados os diferentes atores sociais da região: representantes de órgãos públicos, usuários de água, empresários, agricultores, pescadores, organizações não governamentais, instituições de ensino e a população em geral.

O Diagnóstico trará uma caracterização geral da bacia hidrográfica e dados que dizem respeito à qualidade atual das águas, aos usos preponderantes, às fontes de poluição, às áreas reguladas por legislação específica, aos planos e programas previstos já para a região, entre outros aspectos relevantes.

DEMAIS ETAPAS – Outras etapas serão cumpridas no decorrer do trabalho. São elas: Prognóstico; proposição de Metas relativas às Alternativas de Enquadramento de Águas Superficiais; programa de Efetivação do Enquadramento de Águas Superficiais; e proposta Conceitual para a Implantação de um Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas na Região do Alto São Francisco, à jusante da UHE de Três Marias. Estão previstos outros eventos de participação popular em todas essas etapas, com o objetivo de garantir o efetivo engajamento da sociedade na elaboração dos estudos, que têm previsão de término em meados de 2024.

Clique aqui e acesse a Versão em Elaboração do Relatório do Diagnóstico, para que todos os atores possam ler e se prepararem para a Consulta Pública. Confira também a matéria, publicada no site do CBH Rio das Velhas, que apresenta mais detalhes sobre essa etapa do Enquadramento dos Corpos Hídricos da bacia.

CIRCUNSCRIÇÃO – A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas faz parte da Circunscrição Hidrográfica SF5 e está localizada na região central de Minas Gerais. Abrange uma área total de 27.869,85 km², na porção sul da Bacia do Rio São Francisco, ocupando aproximadamente 4,39% da área total.

Possui 51 municípios e, desses, 44 têm sede administrativa dentro de seu território. A população estimada é de 5.020,768 (censo demografico de 2022) contra 4.822,11 (censo demográfico de 2010).

O crescimento populacional no período é baixo, menor que 1º na maioria dos municípios, corroborando com as pequenas variações notadas em todo o território mineiro. O maior número de habitantes é verificado em Belo Horizonte (2.315.560) e o menor no município de Monjolos (2.169).

A elaboração da Proposta de Enquadramento dos Corpos de Águas Superficiais e da Proposta Conceitual para a Implantação de um Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é uma realização do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). Apoio técnico: Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (Agência Peixe Vivo). Elaboração: Ecoplan Engenharia.

Consulta Pública vai apresentar e debater relatório da Bacia Hidrográfica
A elaboração do Relatório de Diagnóstico da Bacia do Rio das Velhas acontece na próxima sexta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Operação aplica mais de R$ 614 mil em multas em Januária
Operação aplica mais de R$614 mil em multas em Januária
SEMMA investe na conscientização de alunos
SEMMA investe na conscientização de alunos
Governo reforça compromisso com a sustentabilidade
Governo reforça compromisso com a sustentabilidade
Assembleia cobra atenção aos recursos hídricos
Assembleia cobra atenção aos recursos hídricos
Parque vai receber ações na sexta-feira
Parque vai receber ações na sexta-feira
Pesquisa da Unimontes monitorará a qualidade da água do Velho Chico
Pesquisa da Unimontes monitorará a qualidade da água do Velho Chico
Meio Ambiente divulga balanço de fiscalizações no período da piracema
Meio Ambiente divulga balanço de fiscalizações no período da piracema
Consulta Pública apresenta e debate versão sobre relatório do diagnóstico
Consulta Pública apresenta e debate versão sobre relatório do diagnóstico
Estado entrega 81 novos carros para unidades regionais do IEF
Defesa Civil faz alerta para nova onda de calor em Minas Gerais
Simpósio acontecerá em Salvador
Membros do CBHSF participam do encontro de comitês em BH
Dnocs participa de evento de apresentação do prognóstico de chuvas e seca no semiárido
Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas acontece em Capitólio
Prefeitura vai elaborar plano para a preservação da fauna
Sudene firma parceria para combater a desertificação
Governo mapeia demandas do mercado de trabalho
Lava-jato era usado com o ponto de tráfico de drogas
Recurso vai definir se polícia pode criar site para identificar envolvidos
Vaca cai em reservatório de 4 metros de profundidade
TJMG realiza Mutirões do Júri em comarcas do interior de MG