[views count="1" print="0"]

Cimams debate fortalecimento do patrimônio cultural da região

Fortalecer a cultura e os patrimônios regionais, além de pontuar no ICMS Cultural de cada um dos municípios consorciados.

Fortalecer a cultura e os patrimônios regionais, além de pontuar no ICMS Cultural de cada um dos municípios consorciados. Foram alguns dos assuntos apresentados na I Jornada do Patrimônio Cultural, denominado “Caminhos dos Sertões: Tradições Culturais do Povo Mineiro, realizada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), nessa terça-feira, em seu salão de eventos. A reunião teve a presença de secretários municipais de Cultura do Norte de Minas que fazem parte do quadro de filiados do Cimams.

A iniciativa mostrou aos participantes, as atividades voltadas para a valorização da identidade cultural regional, promovendo o reconhecimento do patrimônio cultural, material e imaterial. Uma ação desenvolvida em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (IEPHA) e que pontuará no ICMS de Patrimônio Cultural, tanto como Jornada Mineira de Patrimônio Cultural, quanto como curso para equipe técnica e conselheiros.

O presidente do Cimams e prefeito de Patís, Valmir Morais de Sá, ressaltou a importância de valorizar a cultura e relembrou de quando presidiu a Amams e incentivou o grupo Catrumano, que tinha à frente o historiador João Batista Costa, o juiz e atua desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Bruno Terra Dias e a advogada Beatriz Coelho, através do projeto para transformar simbolicamente Matias Cardoso em capital do Estado, no dia 8 de dezembro.

“Precisamos saber de onde viemos e para onde vamos. Através da nossa cultura e do turismo que conseguiremos agregar valores e ajudar a melhorar a economia dos nossos municípios. O Cimams e os prefeitos são parceiros desta iniciativa que ajudará a nossa região”, afirmou o líder municipalista.

O prefeito de Brasilândia de Minas, Oseias Cardoso Queiroz assinalou que a cultura e o turismo em seu município estão iniciando. A criação da pasta para atender essas duas atividades nasceu em sua administração e, por isso, pediu apoio do consórcio e dos municípios, através dos secretários que ajudassem a fomentar o setor.

PAINEIS – Foram apresentados quatros painéis. No primeiro, o desembargador do TJ, Bruno Terra Dias e a advogada Beatriz Coelho, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais apresentaram sobre o 8 de dezembro, o Dia dos Gerais – Matias Cardoso e Pedras de Maria da Cruz. No painel seguinte, o professor João Batista Costa discorreu sobre a formação histórica e geográfica do sertão mineiro: características que moldaram a cultura da região e a importância da valorização do patrimônio cultural.

O Caminho dos Gerais: uma estratégia do Cimams e InterTV Grande Minas para valorização da cultura regional foi tema apresentado pelos jornalistas Geraldo Humberto e Cácio Xavier. A palestra de encerramento da I Jornada do Patrimônio Cultural ficou por conta da consultora Helena Rosmaninho Alves Moreira Gonçalves, que discorreu sobre a cultura do sertão: experiências exitosas nos municípios da região.

Cimams debate fortalecimento do patrimônio cultural da região
Reunião no Cimams em que se discutiu o fortalecimento da cultura regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Clube Flor de Lis 19-MG continua com exposição
Clube Flor de Lis 19-MG continua com exposição
Lançada campanha para financiar documentário
Lançada campanha para financiar documentário
Feira de Mocambinho completa 10 anos
Feira de Mocambinho completa 10 anos
Escritora relata um pouco da história de Montes Claros
Escritora relata um pouco da história de Montes Claros
Grupo de Pesquisa da Unimontes lançará livros nesta sexta-feira
Grupo de Pesquisa da Unimontes lançará livros nesta sexta-feira
Festival de Cinema começa nesta quinta
Festival de Cinema começa nesta quinta
Sesc Dramaturgias traz oficinas de encenações a Montes Claros
Sesc Dramaturgias traz oficinas de encenações a Montes Claros
Músico norte-mineiro presta homenagem a Téo Azevedo
Músico norte-mineiro presta homenagem a Téo Azevedo
Artesãos de Maria da Cruz já podem obter carteira gratuita
Secretaria promove Festival de Cinema a partir de quinta-feira
Campanha Vire Carranca mobiliza população da bacia do Velho Chico
MPMG lança concurso de cartuns ‘Educação, Justiça e Arte’ para alunos
Cimams realiza oficina sobre a Lei Aldir Blanc
Téo Azevedo recebe homenagem do IHGMC
Artistas homenageiam Téo Azevedo neste sábado em Montes Claros
Câmara homenageou a Associação dos Catopês
Aberto prazo para transferência temporária de local de votação
Crise climática é prioridade da Assembleia Legislativa
TRE assinou acordo de cooperação com Cemig
Candidatos à Prefeitura poderão gastar quase R$ 4 mi
Fonte solar avança e ultrapassa R$ 208,2 bi em investimentos