[views count="1" print="0"]

Cievs alerta o Norte de Minas sobre casos de Febre Oropouche

Com a identificação de quatro amostras detectadas para Febre de Oropouche por meio de análise laboratorial realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas) está alertando os municípios para a necessidade do reforço das ações de vigilância epidemiológica e de saúde, bem como a notificação de casos suspeitos em até 24 horas.

Com a identificação de quatro amostras detectadas para Febre de Oropouche por meio de análise laboratorial realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas) está alertando os municípios para a necessidade do reforço das ações de vigilância epidemiológica e de saúde, bem como a notificação de casos suspeitos em até 24 horas. Na segunda-feira (27), o Cievs Regional de Montes Claros repassou às secretarias municipais de saúde alerta epidemiológico emitido pelo Cievs Minas.

No dia 23 de maio, a Funed informou ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde a identificação de quatro amostras detectáveis para Oropouche, através de ensaios RT- -qPCR, a partir da análise de 93 amostras aleatórias, que apresentavam resultados não detectáveis para dengue e chikungunya. Dentre os quatro casos identificados, dois estão localizados em Ipatinga; um no município de Gonzaga (região de Governador Valadares) e um em Congonhas (região de Barbacena). Os casos estão sendo investigados pelo Cievs Minas.

A coordenadora do Cievs Regional de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que “a Febre Oropouche compõe a lista de doenças de notificação obrigatória. Por isso, qualquer caso suspeito da doença deve ser comunicado ao Cievs em até 24 horas, por meio dos e-mails cievsregional.moc@saude.mg.gov. br; notifica-se@saude.mg.gov.br ou pelo telefone de plantão (31) 99744-6983. Além disso, os serviços de saúde devem preencher ficha no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan)”.

Ainda de acordo com a coordenadora, as medidas de prevenção e controle visam diminuir a proliferação de mosquitos, incluindo a eliminação de focos onde eles se reproduzem e descansam, como áreas úmidas e ricas em matéria orgânica. A limpeza urbana e o uso de repelentes são essenciais para o controle do vetor.

De acordo com informe semanal emitido no dia 21 de maio pelo Centro de Operações de Emergências (COE) Dengue e outras Arboviroses, neste ano foram identificadas no país 5.530 amostras com resultados detectáveis para o vírus Oropouche. A maior parte dos casos teve como local provável de infecção municípios de estados da região Norte. A região amazônica, considerada endêmica, concentrou 91,4% dos casos. A transmissão autóctone foi registrada na Bahia, Piauí, Espírito Santo e Santa Catarina. Há casos em investigação no Paraná, Rio de Janeiro, Maranhão e Mato Grosso.

A DOENÇA

A Febre Oropouche é causada por um arbovírus e tem como vetores os mosquitos do gênero Culicoides, sendo o principal Culicoides paraenses, conhecido como “maruim ou mosquito pólvora”. As larvas do mosquito se desenvolvem em vários ambientes com probabilidade de permanecerem úmidos (florestas tropicais, margens de rios, solos úmidos e buracos de árvores). Isso favorece a alimentação das larvas em períodos secos. Os caules de bananeiras também favorecem a proliferação de um grande número de mosquitos, enquanto as cascas de cacau foram consideradas o segundo habitat mais propício à proliferação de vetores.

Cievs alerta o Norte de Minas sobre casos de Febre Oropouche
No início desta semana, o Cievs Regional de Montes Claros repassou alerta epidemiológico às secretarias municipais da região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Região inicia uso de vacina mais segura
Região inicia uso de vacina mais segura
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
HDG promove ações no Setembro Amarelo
HDG promove ações no Setembro Amarelo
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Doença e os principais sintomas
Infertilidade pode impactar na saúde mental de homens e mulheres
Conheça os dez benefícios da couve
Estado inicia preparação para enfrentar dengue e chikungunya
Tratamentos do câncer no fígado
Causas, tipos e tratamento
Prevenção contra sinais e sintomas do câncer de pênis
Seminário será aberto de manhã com realização de mesa redonda
Quase 500 presos fazem Enem em JF 
UFVJM abre inscrições para 382 vagas
Transporte ferroviário de cargas domésticas precisa de melhorias
Clima desfavorável impulsiona alta nos preços do milho em setembro
Interesse Público mostra atuação do MPF