Cidade avança em Indicadoresde Impacto Social no ano 2023

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Comissão Intersetorial do Selo Unicef de Montes Claros, apresentou, na última sexta-feira (23/2), no auditório da Casa da Cidadania, os Indicadores de Impacto Social referentes ao ano de 2023, correspondentes ao Selo Unicef (Edição 2021/ 2024)

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Comissão Intersetorial do Selo Unicef de Montes Claros, apresentou, na última sexta-feira (23/2), no auditório da Casa da Cidadania, os Indicadores de Impacto Social referentes ao ano de 2023, correspondentes ao Selo Unicef (Edição 2021/ 2024). O evento, que contou com a participação dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (CMDCA) e representantes da sociedade civil, destacou os avanços no desenvolvimento infantil na primeira infância, enfatizando a importância da educação de qualidade para todos.

Entre as iniciativas implementadas estão o Programa de Lavagem de Mãos e Higiene, que garante o saneamento básico nas escolas para crianças e adolescentes, e as oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens. Além disso, foram apresentadas ações voltadas para o desenvolvimento integral da saúde mental na segunda década de vida, a prevenção à violência contra crianças e adolescentes, conforme estabelecido na Lei 13.431 de 2017, e a proteção social e atenção integral às famílias vulneráveis por meio de serviços intersetoriais.

Os resultados apresentados foram fruto do trabalho em rede desenvolvido pela Comissão de Desenvolvimento e Suporte. Nesse contexto, Nhayeno Dantas, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, detalhou o processo de implementação do Comitê da Gestão Colegiada de Escuta Especializada (CGCEE), seguindo as diretrizes da legislação nacional e da Resolução nº 11 de setembro de 2023, que regulamenta o funcionamento do CGCEE em Montes Claros.

Também foram apresentados o processo de trabalho, os membros do Comitê e o fluxograma e protocolo de atendimento da escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência no município.

Para a psicóloga Patrícia Jabbur, articuladora do Selo Unicef e diretora de Qualidade Profissional, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social, é fundamental que as políticas públicas implementadas na gestão do prefeito Humberto Souto se mantenham como base para as próximas administrações, visando garantir condições de vida satisfatórias para crianças e adolescentes.

SELO UNICEF

O Selo UNICEF é uma premiação concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância a municípios do semiárido e da Amazônia Legal que demonstram compromisso com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à promoção e consolidação dos direitos das crianças e adolescentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Cejuscs de Bocaiúva, Francisco Sá e Buenópolis recebem visita técnica
Cejuscs de Bocaiúva, Francisco Sá e Buenópolis recebem visita técnica
Programa de Voluntariado Cemig entrega as doações da Campanha
Programa de Voluntariado Cemig entrega as doações da Campanha
Sicoob Credinor inaugura 35 mil pessoas compareceram na Fenicafé Centro Cooperativo Heli Penido
Sicoob Credinor inaugura Centro Cooperativo Heli Penido
Emater investe R$ 2,6 mi em qualificação de colaboradores
Emater investe R$ 2,6 mi em qualificação de colaboradores
DPMG realizará mutirão em São Francisco
DPMG realiza Mutirão das Famílias nesta sexta
Fórum abordará influência das redes na carreira profissional
Fórum abordará influência das redes na carreira profissional
Lote sujo preocupa moradores e comerciantes
Lote sujo preocupa moradores e comerciantes
Empresa vencedora vai executar obra de cratera
Empresa vencedora vai executar obra de cratera
Agricultores de 3 municípios vão receber o Garantia-Safra
Ministério confirma horários de provas e mudança na segurança
Jovem que ingeriu colher deixa hospital sem finalizar tratamento
Projeto MP em Movimento será lançado hoje em MOC
TRE instala posto temporário na Assembleia Legislativa
Amams promoverá encontro para discutir assistência social
Januária passará por inspeção técnica na Comarca
Lançamento será em Montes Claros no dia 18
Cimams e Unimontes realizam Seminário
Clínica quebra todos os paradigmas e torna acessível a saúde especializada a todos
Cejuscs de Bocaiúva, Francisco Sá e Buenópolis recebem visita técnica
PEC das Drogas inconstitucional pode agravar cenário de violência
Presos suspeito investigado em 10 furtos cometidos em dois meses