A Câmara Municipal de Montes Claros realizou reunião especial, na noite da última quinta-feira para celebrar os 60 anos do bairro Major Prates. Para receber a homenagem foram convidadas 60 famílias como representantes dos moradores. Outras dez mulheres também foram homenageadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Entre os convidados estavam vereadores e deputados, autoridades civis e militares, além de moradores do bairro.
O vereador Wilton Dias, do PTB, autor da proposição, disse que o bairro Major Prates é um símbolo da força e da essência do povo montes-clarense e norte-mineiro, já que, ao longo de sua existência tem sido palco de histórias de superação e trabalho. Destacou a importância do bairro como principal centro comercial independente de Montes Claros. “Lá, encontramos o pulsar da economia local, a diversidade de comércios e serviços que atendem às necessidades de nossa população”, disse.
O desenvolvimento econômico do bairro também foi citado pelo procurador-geral do Município, Otávio Rocha Machado, ao considerar que o Major Prates, é um dos bairros mais desenvolvidos de Montes Claros como um centro econômico que pode ser comparado até mesmo com algumas cidades do Brasil.
O deputado estadual, Arlen Santiago, do Avante, fez referência ao início da história do bairro e parabenizou um dos primeiros moradores dele, seu Bilu, que no próximo mês completará 100 anos, e acompanha a trajetória do MP. O parlamentar destacou ainda, como um legado dessa história, a existência do Parque Municipal Milton Prates que, segundo ele, deve ser preservado e disponibilizado de forma gratuita para uso da população, como foi o propósito inicial do seu idealizador.
Representando os moradores do bairro, Aurélio Vidal recebeu a homenagem e participou da entrega de certificados aos representantes das 60 famílias e às dez mulheres homenageadas.
BAIRRO – Localizado na região sul de Montes Claros, o bairro Major Prates foi fundado em 18 de fevereiro de 1964. O local era uma fazenda de propriedade de Milton Prates, que loteou o terreno na década de 1960. Com boa localização, o bairro atraiu compradores da zona rural e da construção civil. Considerado, na época, distante do centro da cidade, o Major Prates se transformou em importante centro comercial para atender as necessidades dos moradores. Hoje, cercado por vários bairros, é também conhecido por Grande Major Prates.